Como empreendedores podem desenvolver habilidades para manter o foco

A força de um empreendedor reside na sua capacidade de manter-se focado em seus objetivos.

foco

Inteligência emocional foi um termo cunhado pelo pesquisador e autor Daniel Goleman, que descreve a capacidade de identificar e analisar o seu próprio comportamento e os seus sentimentos – e os dos outros, assim como desenvolver a capacidade de lidar com eles. Dentre as habilidades desenvolvidas para ter inteligência emocional, está o foco. Goleman, inclusive, tem um livro que leva este nome, com o subtítulo: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso.

De fato, quem deseja iniciar uma startup e se aventurar no mundo do empreendedorismo precisa de foco, pois empreendedores de sucesso tem uma grande capacidade de manterem-se focados, mas isto exige muito esforço e muito autoconhecimento. Em linhas gerais, o livro de Goleman discorre sobre como a ciência dos nossos sistemas nos leva a dimensões mais amplas de foco quando observamos o cenário ao nosso redor. E, esse foco externo, nos impõe o desafio de nos ligarmos aos sistemas vitais. Entretanto, como nosso cérebro não foi projeto para isso, temos dificuldades.

A notícia não é de todo ruim, pois ao estarmos cientes de nossas dificuldades, é possível compreender melhor o funcionamento desses sistemas e ter uma vida com maior foco. Para isso é preciso entender que existe uma tríade: o foco interno, o foco no outro e o foco externo. E, para ter uma vida bem vivida, e de sucesso, é preciso dominar os três.


Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. (Steve Jobs)


Mas, como manter o foco, como manter a atenção? Especialistas em neurociência afirmam que a atenção é como um músculo. Assim, quando é pouco utilizada, ela tende a definhar. Mas, se utilizado com frequência, ela consegue ter melhorias e se expandir.

O segredo do sucesso no empreendedorismo em uma startup, está em refinar esse músculo, ou seja, desenvolver habilidades para manter o foco. Isso porque, para obter resultados expressivos e cada vez melhores, empreendedores precisam dos três tipos de foco. Em conjunto, eles colocam o empreendedor em sintonia com suas instituições, valores e melhores decisões, facilitando sua ligação com as pessoas e com suas próprias vidas, além de não se intimidarem facilmente, terem mais equilíbrio, menos tensão e foco no que realmente importa, sendo feliz e produtivo.


Como empreendedores podem desenvolver habilidades para manter o foco?

Aqui, segue uma pequena lista para melhorar de como manter o foco:

  • Pratique meditação
  • Procure espaços que não provoquem distrações
  • Pratique exercícios físicos
  • Faça listas
  • Exercite sua memória
  • Divida tarefas muito complexas em etapas
  • Estabeleça prazos para suas tarefas

Agora que você compreendeu o quanto a inteligência emocional e o foco são importantes para desenvolver suas habilidades como empreendedor, clique aqui e leia também um texto sobre Perseverança e outro sobre Disciplina e Motivação.

Compartilhar