Lojas Imaginarium aumentam faturamento em 21% após implantação de Plataforma Franchise Intelligence

Este ano a Disruptiva lança uma assistente virtual inteligente para consultoria virtual, baseado nos famosos consultores de campo de Franchising & Varejo.

Franchise intelligence

Desde 2015, a startup catarinense Disruptiva Franchise Intelligence trabalha com a rede de presentes criativos Imaginarium e já ajudou a trazer resultados expressivos com a implantação da Plataforma Franchise Intelligence. As lojas que utilizam a solução tiveram um aumento de 21% no faturamento, além de aumentarem também o PA (Produto por Atendimento), Ticket Médio e melhorar a qualidade do estoque. Outro indicador importante foi a melhora de 10 p.p. no alcance de meta.

Segundo Denilson Agostinho, CEO da Disruptiva, a Consultora Virtual Disruptiva foi criada ao perceberem uma tendência do mercado que já reclamava de receber informações demais dos softwares de gestão e das tecnologias tradicionais de Análise e Inteligência de dados (Business Intelligence e Data Analytics). ‘‘Este mercado pedia uma abordagem mais esperta desta inteligência, e que fosse possível implementar previamente as mais relevantes regras do negócio e selecionasse dentro de um mundo de indicadores e gráficos, as informações que de fato merecem atenção, de preferência, já sugerindo as melhores práticas e ações a se tomar em cada situação”, explica Agostinho.

Já Márcio Ferreira, proprietário de quatro lojas Imaginarium, afirma que a solução é bastante útil, pois permite que as informações sejam analisadas de forma conjunta, o que não é possível fazer somente utilizando o ERP. “O Disruptiva me ajudou muito, principalmente com o controle de estoque e com a avaliação de desempenho individual dos vendedores, com rápida visualização’’, comenta.

Para este ano, a Disruptiva lança uma assistente virtual inteligente, chamada de Consultora Virtual, baseado nos famosos consultores de campo de Franchising & Varejo. O objetivo é fazer com que os proprietários de lojas sejam auxiliados na gestão de suas operações, ao tornar o varejo físico mais competitivo e assertivo. Agora, proprietários e gestores terão uma consultora com eles o tempo todo, em seus bolsos, podendo acessá-la com um clique.

A Consultora Virtual está onipresente na Plataforma Franchise Intelligence, tanto na Web como no App Mobile, para alertar sobre problemas nos indicadores de performance, recomendar textos e vídeos relacionados ao assunto, propor soluções para os problemas apontados e, claro, motivar os usuários com o bom desempenho da operação. Além disso, também está presente na caixa de entrada dos usuários, enviando e-mails com reports importantes sobre a loja.

A tecnologia desenvolvida emprega os conceitos de Business Intelligence, Machine Learning, Data Analytics, Big Data e ainda características do Gamification. É o que explica o Diretor de Tecnologia da Disruptiva, Fabiano Tristão. “Nossas raízes são muito fortes com Business Intelligence, embora vejamos hoje no Machine Learning a tecnologia de grande diferencial em nossos produtos. Já utilizamos, desde 2016, análise preditiva para direcionar as tomadas de decisões, dados de fluxo de pessoas em lojas para análise de conversão e dados de mercado para análises comparativas, todas elas obtidas através dos sistemas já utilizados pelas redes ou através das parcerias realizadas”.

Os bons resultados com a Imaginarium e outras redes são possíveis porque o produto foi desenvolvido a partir da realidade do varejo brasileiro. O Diretor de Operações da Disruptiva, Marcelo Weber, comenta o processo que desde o começo desenvolve um trabalho contínuo de aprimoramento do produto com o apoio de dos clientes. ‘‘Ao usarmos os conceitos de Design Thinking e de Customer Development, medimos a satisfação e buscamos agregar cada vez mais valor no processo de gestão estratégica das suas operações’’.

*Espaço das Aceleradas é uma sessão destinada à publicação de matérias produzidas pelas startups aceleradas pelo InovAtiva Brasil. A responsabilidade das informações deste texto é da startup autora.

https://www.facebook.com/disruptivabr/