Guia Foundr para Modelos de Negócios – P2P

Dando continuidade à série Guia Foundr para Modelos de Negócios* vamos falar nesse post sobre o modelo P2P (Peer to Peer) e como ele pode ajudar você a monetizar o seu negócio online.

Não leu o primeiro artigo desta série? Acesse aqui.

P2P (Ponto a ponto)

Nem todas as empresas precisam ser construídas no formato fornecedor-consumidor. Muitas geram receita através da conexão de pessoas visando a troca de bens e serviços. Nesse campo fértil, a receita é produzida através de taxas de processamento ou de adesão dos participantes.

Empréstimos P2P

As empresas de empréstimos P2P ajudam pessoas a conseguir dinheiro sem terem que recorrer a bancos ou instituições financeiras. Este modelo de negócio permite que as pessoas ofereçam empréstimos, geralmente com uma taxa de juros mais baixa ou em termos mais fáceis do que com um banco.

À medida que este modelo de negócio elimina o intermediário (o banco) da transação, os credores normalmente têm um retorno líquido mais alto ou maiores taxa de juros. O desafio para os credores, no entanto, é que não há garantia para esses empréstimos, aumentando o risco. Há também o elemento de confiança por ambos os lados que precisa ser gerenciado, o que tem sido feito de várias maneiras criativas por diferentes participantes do nicho de empréstimos P2P. Como exemplos de empréstimos P2P temos LendingClub, Prosper e FundingCircle.

Seguros P2P

Da mesma forma que os empréstimos P2P, os seguros P2P também eliminam a figura das companhias de seguro da transação, permitindo que, sem intermediários, as pessoas simplesmente se unam e adquiram seu seguro. Essas empresas podem ser estruturadas de diversas maneiras.

Por exemplo, um pequeno grupo de amigos e familiares pode juntar-se e colocar uma soma igual em uma conta reserva. Esta conta pode ser usada para pagar a franquia quando o seguro é necessário, tornando o seguro mais barato para todos. Existem também modelos de seguros empresariais coletivos em sistema de crowdfunding, seguro de carro e praticamente qualquer tipo de seguro imaginável. São exemplos MetroMile , PeerCover e Friendsurance.

Computação P2P (computação colaborativa)

Geralmente voltado para projetos voluntários, a computação P2P ou computação colaborativa é uma arquitetura de redes de computadores de um grupo de pessoas que compartilham seu espaço de servidor / largura de banda ou outros recursos de computação. Esse sistema pode ou não envolver o download ilegal de mídia e outros conteúdos. São exemplos: BitTorrent (P2P compartilhamento de arquivos) e SETI@home (voluntariando os recursos do seu computador para pesquisas espaciais).

Financiamento P2P

O crowdfunding tem sido um negócio e tanto para os empreendedores do momento, com diversos sites especializados ajudando a construir várias empresas bastante conhecidas hoje no mercado. O financiamento P2P elimina o risco capitalista dos empréstimos bancários ou governamentais de forma que as pessoas possam reunir o capital necessário para iniciar mais rapidamente seu negócio. Como exemplos temos a Kickstarter, Indiegogo e a GoFundeMe.

Licenciamento P2P

Empreendedores podem ganhar dinheiro online licenciando um produto próprio ou comprando uma licença de uma empresa do ramo. Tradicionalmente, você precisaria ter uma empresa já estabelecida para vender licenças. Por outro lado, como um novo empreendedor, pode ser mais interessante aproveitar a marca, infraestrutura e a estratégia de marketing de outra empresa do ramo e ganhar uma porcentagem sobre as vendas. Nesse caso, seu trabalho será fazer o marketing apropriado e a venda do produto para maximizar esse valor. Alguns exemplos de empresas que fazem grande parte de sua receita pelo licenciamento de suas marcas são Calvin Kline, Sesame Street, Qliktech.

*Artigo traduzido originalmente da autora Assya Barrette e que pode ser consultado na íntegra aqui Leia aqui o próximo artigo desta série e descubra tudo sobre modelos de negócio cooperativos.

Fonte da imagem: FreePik

O que você acha do nosso conteúdo? Aproveite e avalie nosso blog nesse link.

Compartilhar