Como fazer Networking em eventos de empreendedorismo

Conhecer a pessoa certa em um evento pode lhe poupar esforços para atingir aquela sua meta

Networking em eventos de empreendedorismo

Muito falado no universo do empreendedorismo, o networking é uma ferramenta importante para construção de relacionamentos que podem ajudar na realização de objetivos. Mas para criar um networking que dê resultado, não basta interagir de maneira superficial com as pessoas é preciso criar uma verdadeira conexão com elas. Para isso, é preciso causar um impacto, escutando a sua rede de contatos e interagindo de forma inteligente com quem tem potencial para um networking proveitoso. Um networking eficaz pode lhe ajudar a encontrar parceiros de negócios, novos fornecedores, novos sócios, ou ainda facilitar o contato com uma pessoa específica.

É um grande desafio manter e criar um networking, mais desafiador ainda é realizar networking em eventos de empreendedorismo, como um bootcamp ou eventos de pitch para startups, pois o tempo pode ser curto para encontrar as pessoas certas e causar um impacto. O mais importante na hora de fazer networking em eventos é planejar-se. Quando você encontrar um evento do seu interesse, converse com o organizador alguns dias antes e pergunte com quem você deveria conversar com base nos seus objetivos e se o organizador pode fazer as introduções com essas pessoas por e-mail ou mídias sociais antes do evento. Você mesmo pode tentar criar essa conexão antes do evento, caso o organizador não tenha tempo disponível para isso.

Mas não pense que ao finalizar o evento o networking está finalizado, você precisa cultivar sua rede de contatos. O mais importante no networking é a qualidade das suas conexões e a recorrência, ou seja, é preciso demonstrar interesse não só nos eventos, mas antes e depois. Portanto, após o evento mande um e-mail para a pessoa dando continuidade à conversa, ou inicie um novo assunto, use também redes sociais como o LinkedIn.

Networking em eventos de empreendedorismo: o antes e depois

Em eventos de startup, como um bootcamp, por exemplo, é importante causar uma boa impressão e impacto. Para isso, conforme mencionamos, é fundamental demonstrar interesse. Faça perguntas, busque envolver-se com pessoas novas. Ao invés de falar de si e do seu negócio, tente construir uma conversa relevante. Essa atitude poderá criar mais oportunidades que poderão ser aproveitadas depois do evento.

De fato, um networking assertivo é muito importante para o seu crescimento como empreendedor e para o crescimento do seu negócio. Além disso, você pode criar amizade, fortalecer relações e conexões cultivando interesse genuíno, de forma espontânea, causando uma boa impressão e tornando-se referência no mercado.

Boas práticas para fazer networking em eventos de empreendedorismo

  • Tenha uma atitude positiva.
  • Seja um bom ouvinte.
  • Ajude antes de pedir ajuda.
  • Seja sincero e autêntico.
  • Cultive a relação após o evento.
  • Prove que você é confiável.
  • Seja gentil e amigável. Cause uma boa primeira impressão!

No dia 20 de maio haverá o Bootcamp Regional do Inovativa, em 15 cidades do Brasil. Este é um evento fechado e somente participará os empreendedores do ciclo 1 deste ano. A boa notícia é que o Bootcamp acontecerá junto com o Startup Day, um evento do Sebrae, e qualquer pessoa interessada em empreendedorismo e no universo de startups pode participar do startup day! Quer colocar as boas práticas de networking em prática? Acesse aqui e inscreva-se no Startup Day da sua cidade!



Fonte da imagem: FreePik
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