Podcast Olho de Anjo: Não caia no canto da sereia

Muitos empreendedores ficam enfeitiçados por suas startups e esquecem que pivotar é essencial para manter-se competitivo

olho de anjo

A mitologia grega diz que as sereias enfeitiçavam os humanos com suas vozes. O “canto da sereia”, a partir de então, passou a ser entendido como algo que tem grande poder de atração e as pessoas caem sem resistência. No universo de startups, alguns empreendedores agem como na mitologia: se apaixonam tanto por suas próprias ideias que se esquecem de definir a real necessidade do produto e, por consequência, se frustram no final. Em destaque no Podcast Olho de Anjo, Gerson Ribeiro ressalta a importância da tomada de decisão correta e como os novos empresários devem encarar a realidade de suas ideia e se elas fazem parte do plano material ou não.

Ele comenta que o excesso de orgulho e ego se tornam impedimentos para boas conexões e até mesmo parcerias de sucesso. E ainda abre os olhos dos ouvintes quanto aos cuidados que se deve ter ao insistir em algo que não vai para frente e que só gera despesas. Segundo Gerson, é preciso ficar atento e entender que projetos sofrem muitas alterações antes de passarem para o campo real dos negócios.

A dica mais eficaz do podcaster se baseia em não desistir do seu sonho em montar uma empresa, mas não se deixar iludir com as ideias. ‘‘Empreendedores nem sempre acertam na primeira inovação. Levam tempo para construir um modelo de negócio sólido e seguro e é apenas desta forma, atraem confiança de investidores e parceiros comerciais. Ainda no campo material do negócio, no episódio “Sem isso você quebra”, o mentor é enfático ao dizer que os empreendedores devem com cautela na gerência de seus orçamentos. Pois, segundo ele, o fator principal de uma boa gestão é não se gastar a mais do que é planejado. Tenha em mãos uma estimativa dos custos para um projeto, pois, sem isso seu negócio não tem uma base sólida.

Uma boa forma de forma de traçar metas com o capital é realizar um planejamento completo que contemple todos os investimentos necessários. Desde gastos com viagens, almoços com investidores e até o café da manhã na padaria. Dessa forma, os riscos de prejuízos e gastos desnecessários zeram e o controle dos lucros fica explícito. As dicas do podcaster se aplicam tanto para a vida pessoal quanto à startup. Tornar hábito o domínio das finanças é a segurança do empreendedor de que seu negócio está no caminho certo. E essa é mais uma alternativa que Gerson Ribeiro aponta para não cair no “canto da sereia”. Confira os podcasts na íntegra através do site.

http://www.olhodeanjo.com.br/

Compartilhar