Como escolher os sócios da sua startup?

A escolha dos sócios que vão tocar uma startup é um dos pontos mais sensíveis para o sucesso. Afinal são as pessoas que fazem o negócio acontecer. Confira algumas dicas para formar uma equipe vencedora!

Você já parou para pensar nas pessoas que compõem seu time? A equipe de uma startup é importante para o sucesso da mesma. Entretanto, selecionar indivíduos para atuarem como fundadores do seu negócio ou para serem sócios podem ser difícil. Afinal, existem diversas pessoas com alto potencial pelo ecossistema de empreendedorismo afora. Contudo, você, como fundador, precisa avaliar quais as melhores pessoas para serem os sócios da sua startup.



Pensando nessa questão, veja 3 dicas para encontrar os sócios da sua startup. Veja:

Procure à sua volta. Na verdade, muitas vezes o sócio que você está buscando ou o membro que falta na sua equipe pode estar muito perto de você! Observe o perfil das pessoas à sua volta e veja se algum tem as habilidades e objetivos profissionais alinhados com os seus e da startup.

Ambiente de empreendedorismo e startups. Eventos são uma ótima forma de fazer networking e conhecer pessoas. Uma dessas pessoas pode vir a ser alguém que está com vontade de empreender e tem as habilidades e objetivos que você procura.

Aposte nas redes sociais. O LinkedIn, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de você encontrar entre suas conexões profissionais com perfil para formar uma sociedade.



Por que a equipe é importante?

Investidores sempre afirmam que no início de uma startup investem principalmente em pessoas. Por isso, eles irão avaliar se a equipe da sua startup é capaz de executar o que promete, tem comprometimento e se há uma conexão do time.

O Mentor InovAtiva William Ribeiro escreveu algumas orientações sobre o que os investidores buscam na hora de investir em uma startup. Confira o texto Investimento anjo: 7 formas de NÃO conseguir um, você vai entender melhor a importância da formação da sua equipe. Para aprofundar no assunto assista também ao vídeo Como criar grandes times de empreendedores, do professor Marcelo Nakagawa.

É importante ressaltar que na inscrição do projeto para submissão no Programa da InovAtiva também é avaliada a composição da equipe. Entretanto, isso não significa, obrigatoriamente, que você, como founder, precisa ter sócios, mas precisa comprovar que tem habilidades e conhecimento para fazer sua startup dar certo.

Além desse, existem outros critérios que são analisados e julgados para escolha das 300 startups que farão parte do programa. Ainda com dúvidas? Confira as “5 maiores dúvidas dos empreendedores na hora de inscrever sua startup no InovAtiva Brasil”.

Foto: Startup Sol Acelerada InovAtiva em 2016 – Conheça http://refugioea.com/