Ranking da PEGN e Época Negócios recomendam startups InovAtiva

Dentre as startups selecionadas para o Ranking 100 Startups to Watch, 37 delas orbitam o ecossistema InovAtiva e 25 delas foram aceleradas pelo programa.

Está cada vez mais comum o desejo de tornar-se empreendedor. A quantidade de eventos de fomento a novas ideias, como hackatons, Startup Weekends e outras iniciativas, mostram que estamos pisando em um terreno fértil de criatividade e inovação. Além de boas ideias, todos os anos surgem centenas de novas startups, focadas em resolver problemas do mercado e da sociedade.

É verdade que muitas dessas startups morrem na praia e outras não sobrevivem aos primeiros anos de operação. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae revela que 30% das startups não conseguem se manter no mercado, já outro dado levantado pela Folha em parceria com a Wayra e ACE, revela que de cada 10 startups 6 fracassam. Em um cenário como esse é sempre difícil saber se uma startup vai prosperar ou não.

Avaliar startups nas fases iniciais é sempre um trabalho difícil, afinal existem diversos fatores envolvidos que podem impactar no sucesso ou fracasso do negócio. É preciso analisar tanto a tecnologia, o mercado alvo e as competências dos sócios, mas enxergar com clareza todas essas variáveis requer experiência e conhecimento sobre o mercado.

Esse é o desafio que todo mercado de investimentos de risco enfrenta, conhecer as startups mais promissoras para ficar de olho. Para ajudar a entender esse cenário, a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a Época Negócios, a Editora Globo e a Corp.vc, braço de corporate venture da consultoria EloGroup, fizeram uma grande pesquisa em todo ecossistema para compor o ranking 100 Startups to Watch.

O estudo foi realizado durante 5 meses e mais de 40 especialistas analisaram 1,3 mil startups. Dentre as 100 startups apontadas pelo ranking, 25 delas foram diretamente aceleradas pelo InovAtiva, além disso, considerando toda rede de mentores, o StartOut Brasil, programa de internacionalização realizado pelo MDIC e Sebrae, e startups que estão no ciclo 2018, chegamos ao total de 37 startups. Esse dado mostra que o InovAtiva Brasil está acertando na seleção e capacitação das startups e se posiciona como um importante ator no ecossistema de empreendedorismo de startups.


“Esse reconhecimento serve como um indicador e mostra que estamos indo no caminho certo, sempre com o pé no chão e bastante aprendizado. Vamos aproveitar esses destaques para obter conexões com outros tipos de empresas e grupos que nos ajudam a obter know how, esses contatos nos fornecem uma visão diferenciada do negócio e isso faz aprimorar cada vez mais o valor que a gente entrega aos nossos clientes.”

Edgar Kaiser, Eficiência Fiscal



Confira abaixo a lista das startups relacionadas ao InovAtiva Brasil no Ranking 100 Startups to Watch


1. AGENDOR é a startup do Mentor InovAtiva Gustavo Paulillo, a startup ajuda empresas, gestores e vendedores a serem mais eficientes. A plataforma SaaS permite acompanhar o fluxo de vendas em tempo real.

2. ALLUAGRO é um marketplace para locação de máquinas e implementos agrícolas, a startup foi pré-acelerada na Etapa 1 do InovAtiva.

3. BCHEM desenvolve tecnologias inovadoras para a cadeia produtiva de biodiesel a partir de matéria-prima de baixo valor agregado. Baseada em modernos reatores ultrassônicos e catalisadores sólidos nanomodificados com ênfase em um processo de elevada sustentabilidade técnico-econômico-ambiental. a startup foi pré-acelerada na Etapa 1 do InovAtiva.

4. BIOMASSA DO BRASIL, acelerada 2015 no InovAtiva, a empresa desenvolve inovações para construção civil focada em produtos ecologicamente adequados e que permitem ganhos de produtividade em obras e reformas.

5. BIOSOLVIT acabou de entrar no ciclo 2018 do InovAtiva, mas já veio do programa de internacionalização StartOut Brasil. A empresa desenvolve produtos com biotecnologia para reduzir e minimizar impactos ambientais.

6. BIRMIND, acelerada InovAtiva e participante do StartOut Brasil, a empresa automatiza processos consultivos por meio de softwares.

7. BYND foi acelerada InovAtiva e tem como foco facilitar o compartilhamento de caronas.

8. COGNITIVO.AI ingressou no ciclo 2018 do InovAtiva. A startup é um hub para conectar cientistas de dados com projetos de dados sob demanda.

9. CONTENTOOLS é uma startup da mentora InovAtiva Emília Chagas, com foco em marketing de conteúdo, a empresa possui uma plataforma para gerenciar conteúdo em todas as suas etapas, envolvendo desde a produção, criação e distribuição.

10. DELFOS foi acelerada InovAtiva em 2017, a empresa possui uma plataforma de Gestão, monitoramento e predição de falhas de ativos de energia eólica.

11. EFICIÊNCIA FISCAL é uma startup na área tributária que foi acelerada no programa em 2017. A empresa promove a economia fiscal, segurança jurídica e aumento da produtividade para contadores e empresas.

12. EPHEALTH, acelerada em 2016, promove a melhoria no atendimento no sistema de saúde. A empresa possui soluções para controle de equipes de postos de saúde, acompanhamento dos trabalhos de agentes comunitários, sala de situação com perfil epidemiológico em tempo real, entre outras aplicações.

13. ESPRESSO, pré-acelerada InovAtiva na Etapa 1, ajuda empresas a controlarem gastos e reembolso de equipes.

14. ESTANTE MÁGICA, uma startup na área de educação que promove a execução de projetos pedagógicos. Acelerada InovAtiva em 2016 a startup já ganhou reconhecimento de programas como FBStart, FedEx, Standford University.

15. FIX IT utiliza polímeros sintético termoplásticos para construção de imobilizadores de membros com foco na saúde ortopédica. A startup foi acelerada InovAtiva e participou do Shark Tank Brasil.

16. FOREBRAIN foi acelerada pelo InovAtiva em 2013. A startup surgiu a partir da tese de doutorado dos fundadores para utilização de metodologias neurocientíficas para entender o mercado de consumo. Hoje a empresa está consolidada e possui diversos produtos e serviços para entender o comportamento de consumo.

17. GRÃO DIRETO, a startup de Uberaba foi acelerada em 2017 e tem como objetivo conectar compradores e produtores de grãos. Através de um aplicativo mobile os produtores recebem notificações sobre oportunidades cadastradas pelos compradores, os quais conseguem alcançar um número muito maior de produtores e de forma muito mais rápida e eficiente.

18. HAND TALK realiza traduções digitais e automáticas para Língua de Sinais, utilizada pela comunidade surda, através de um simpático intérprete virtual, o Hugo. A solução oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes em diversos canais. O aplicativo, uma de suas soluções, recebeu o prêmio da ONU como o melhor app social do mundo. A startup foi acelerada InovAtiva em 2015.

19. HORUS AERONAVES, é uma empresa catarinense fabricante de aeronaves não tripuladas fundada em 2014 e acelerada InovAtiva no mesmo ano. A empresa oferece soluções em aerolevantamento com drones para o agronegócio. Detentora de tecnologias próprias, recentemente recebeu R$ 3 milhões de investimentos do Fundo de Inovação Paulista.

20. JUSTTO é uma legaltech que atua com arbitragem e negociação online para resolver conflitos. A startup oferece o único software de automação de negociação de acordos, com um robô inteligente e alto poder de customização.

21. MELHOR ENVIO foi pré-acelerada em 2016 e foca na realização de serviço de cotação e contratação de transportadoras para transportes de cargas.

22. NEXOOS foi acelerada em 2015 com uma solução de plataforma online que conecta empresas em busca de empréstimo com investidores, oferecendo melhores taxas, rapidez e segurança para ambas as partes.

23. ONCOTAG é um empresa de prestação de serviços de pesquisa e desenvolvimento de biomarcadores oncológicos. A startup acelerada em 2016, pode avaliar por expressão gênica e sequenciamento de DNA o perfil molecular dos tumores para melhorar a eficácia de drogas alvos e quimioterápicos que precisam ser aprovados na ANVISA.

24. PICKCELLS é uma plataforma baseada em visão computacional, que permite o diagnóstico automatizado, mais rápido, preciso de doenças infecciosas, em tempo real. Saiba mais sobre a startup nesse link.

25. POP RECARGA é uma plataforma de pagamentos que permite a compra em dinheiro na Internet, sem a utilização de cartão de crédito, débito ou conta bancária. A startup de Belo Horizonte foi acelerada InovAtiva em 2015.

26. PORTAL TELEMEDICINA foi pré-acelerada na etapa 1 do InovAtiva, e do StartOut Brasil. A startup une medicina e tecnologia em uma plataforma que possibilita qualquer clínica ter acesso a especialistas renomados.

27. RAMPER é o software de automação de prospecção de vendas B2B que aumenta a geração de leads através de outbound marketing. O Ramper oferece as ferramentas para descoberta e abordagem de prospects em escala, o que possibilita aos vendedores obterem mais resultados com menos tempo empregado. A startup foi acelerada InovAtiva em 2017.

28. ROCKET.CHAT foi selecionada para missão Berlim 2018 do StartOut Brasil, programa de internacionalização de Startups realizado pelo MDIC e Sebrae. A startup oferece uma solução de código aberto para bate-papo em equipe.

29. SCIPOPULIS foi uma das startups destaques escolhidas pela banca de investidores no ciclo 2015. A empresa desenvolve soluções de cidades inteligentes para gestores e usuários de sistemas de mobilidade urbana.

30. STATTUS4 é uma startup que desenvolve um Sistema de Gerenciamento de Distribuição de Água, tendo como foco principal, a detecção automática de vazamentos na rede de distribuição.

31. SUMÁ foi acelerada InovAtiva 2016 e possui uma plataforma para fazer a conexão entre a agricultura familiar e compradores de alimentos.

32. TAU FLOW é uma startup que aplica Fluidodinâmica Computacional 3D em qualquer ambiente com presença de fluídos. Assim consegue entender, diagnosticar e criar cenários para desenvolver soluções que tenham como objetivo otimizar processos e projetos na indústria.

33. TNS Nanotecnologia foi selecionada para participar da missão Berlim do StartOut Brasil. A empresa catarinense atua na área de tecnologia química.

34. TRACKSALE é uma empresa focada na melhoria da experiência e satisfação de clientes. Com soluções tecnológicas a startup coleta informações de avaliação de startups por meio de diversos canais. A Tracksale foi selecionada para a missão Buenos Aires do StartOut Brasil.

35. TRAKTO é um editor de imagens para criar, compartilhar e acompanhar materiais de marketing, a startup foi acelerada InovAtiva em 2016 e já tem uma longa trajetória, que poder ser conferida nesse link.

36. VIXSYSTEM foi acelerada InovAtiva com a solução Cão Guia Robô, o qual é utilizado para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual. A startup participou também do SharkTank Brasil.

37. ZEENG é uma plataforma de Big Data Analytics para Marketing e Comunicação. A startup foi acelerada.

Confira a lista completa das 100 startups no link


Imagem: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Compartilhar