Alexandre Mosquim, mentor InovAtiva Brasil, é finalista do Startup Awards

Confira a entrevista que fizemos com o mentor

Alexandre Mosquim, mentor do InovAtiva Brasil, foi escolhido como um dos 10 heróis do Startup Awards 2018. Entrevistamos o consultor de Arquitetura e Soluções Globais em Tecnologia na Votorantim Cimentos para saber qual foi sua reação ao saber que participa da maior premiação para o ecossistema de inovação e startups do Brasil, como o programa lhe ajudou a conseguir esse destaque e sobre sua experiência como mentor.

Confira abaixo o que ele nos contou:


1. Como você se sente sendo indicado como um dos heróis do Startup Awards 2018?

No começo, quando algumas pessoas começaram a enviar mensagens em alguns grupos dizendo que votaram em mim e quase que “fazendo campanha” para os outros votarem, eu fiquei muito feliz, pois esse reconhecimento espontâneo mostra o impacto positivo do trabalho que temos feito para todo o ecossistema. O que realmente me emocionou foi começar a ver mensagens de pessoas que eu não conhecia dando testemunhos de como o nosso trabalho tem sido inspiração para eles e o quanto de ações concretas foram resultado dessa inspiração. Essa indicação ao prêmio serviu para trazer à tona aquela parte invisível do nosso trabalho, aquele “efeito borboleta” que reverbera em todo o ecossistema e nunca temos a real noção da dimensão do seu impacto. É um sentimento indescritível, de “missão cumprida”, de termos sido um instrumento para podermos tocar diversas pessoas e inspirá-las à transformação. Essa é uma sensação incrível!


2. Você esperava estar entre os 10 escolhidos pela Academia ABStartups?

Eu fiquei muito feliz com as indicações, mas não achava que tomaria essa proporção. Depois, com a chuva enorme de mensagens, eu pude sentir a real dimensão, mas só acreditei mesmo quando vi a lista publicada e diversas pessoas celebrando essa indicação. O mais engraçado é que, há quase dois anos, venho repetindo incansavelmente: “Esse trabalho não é fruto de um único Super Herói, mas sim da colaboração de uma verdadeira Super Liga de Super Heróis, cada um com o seu super poder específico, trabalhando, inspirando e tornando realidade tudo o que conquistamos juntos. “De repente vem essa indicação, apenas com o meu nome, para “Herói do Ecossistema”, que é um reconhecimento incrível. Isso deve ser 100% creditado à colaboração de diversos outros grandes heróis que continuam trabalhando muito para fomentar o ecossistema de inovação aberta no Brasil e no mundo.


3. Você também participa como mentor do programa InovAtiva Brasil. Acha que isso ajudou na sua indicação para o Startup Awards?

Com certeza ajudou muito, não só o fato de ser mentor do InovAtiva Brasil, como o fato de termos feito uma “joint-venture” entre o Open Innovation BR, que aconteceu agora dia 03 de outubro em Brasília, na sede do SEBRAE Nacional, e reuniu diversas grandes empresas participantes do movimento para gerarmos essa conexão real entre corporates e startups. Esses dois fatos coligados me fizeram estar em contato direto com diversas startups e conversar, ouvir, entendê-las. Me trouxe a oportunidade de, não só fazer o papel de mentor/apoiador e “potencial cliente” comprador de algumas soluções, mas também de aprender muito, entender as lacunas gigantes que geralmente são barreiras invisíveis na relação entre corporações e startups, que impedem ótimos negócios de chegarem a concretização de fato entre essas duas pontas que querem muito se conectar, mas nem sempre entendem como fazer isso.


4. Qual é a importância do InovAtiva Brasil para você?

Nossa, é impressionante ver o trabalho que uma iniciativa de origem pública, como o InovAtiva Brasil, tem feito para todo o país. Como esse ainda é um mercado em desenvolvimento no Brasil, as empresas de todos os portes que querem trabalhar com startups, salvo aquelas que já construíram um longo caminho de relacionamento com o ecossistema, buscam soluções mais maduras, já praticamente validadas. Elas buscam empresas que ofereçam menores riscos em todos os sentidos e um nível de maturidade, tanto da equipe de empreendedores, quanto da solução final, que ainda não existe no Brasil – pelo menos não em quantidade suficiente para atender toda essa demanda.

É exatamente por isso que iniciativas como o InovAtiva Brasil tem um valor enorme em nosso país. Ele oferece oportunidades para que essas soluções incríveis que existem no mercado brasileiro se consolidem de verdade, validem suas premissas com mentores e com o mercado, evoluam suas ideias e, se necessário for, pivotem para conseguir atingir o nível de maturidade exigido hoje pelo mercado.

Existe uma rede gigante no Brasil de “apoio aos sobreviventes”. Nela, há a possibilidade de investimentos, aceleração e geração de contratos com corporações, pois, após sua solução validada e com potencial enorme de escala, todos querem participar de alguma forma desse grande sucesso. Mas, infelizmente, ainda são poucas as iniciativas que oferecem um “kit completo de sobrevivência” como o InovAtiva Brasil, que trabalha nessa fase inicial crucial, oferecendo estrutura, mentoria, direcionamento, formação e até mesmo a simples troca entre startups. O programa gera reconhecimento, pertencimento, trocas espontâneas de experiências e informações, sejam elas tecnológicas ou humanas, de modelos de negócio, modelos comerciais ou de estrutura. Esses aprendizados nunca existiriam se o InovAtiva Brasil não se esforçasse para unir todos esses atores. O resultado gerado pelo programa é realmente muito relevante para todo o ecossistema brasileiro.


5. Comente sobre sua experiência como mentor

Há mais de um ano, com o intuito de conectar pessoas, corporações e diversos atores do ecossistema, foi criado o grupo Open Innovation BR. Nesse grupo, sempre são compartilhadas oportunidades, como a do InovAtiva. Foi nesse grupo que alguns dos membros falaram muito bem das suas experiências e estimularam muitas pessoas, além de mim, a fazer parte desse projeto, que tem contribuído muito com o desenvolvimento do ecossistema brasileiro. Comecei a fazer mentoria esse ano mesmo. É uma experiência incrível. Sempre aprendemos muito. É impressionante o quanto esses empreendedores têm a nos ensinar sobre paixão pela solução e determinação. Acredito que esse foi um dos maiores motivadores para fazer parte desse grupo: a troca é infinita, inclusive entre os mentores. Isso tem um valor enorme.

Compartilhar