Em 11 meses Fintech opera com mais de R$ 7 milhões em notas fiscais

A Antecipa Fácil foi uma das startups destaques eleita pela banca de investidores

Baseada no conceito de leilão digital de recebíveis, a Antecipa Fácil foi fundada em 2016, mas só iniciou suas atividades no início de 2018.

“Conheci o meu sócio Thiago Chiliatto em uma reunião semanal de negócios quando ainda trabalhava em uma pequena indústria de fibra de vidro e sempre precisava pedir crédito para manter meu capital de giro. Nós somamos forças para criar uma startup que atendesse e auxiliasse justamente quem mais precisa de crédito para pagar as suas contas, funcionários, impostos, tributos: o pequeno e médio empreendedor. Em poucos meses desenhamos o modelo de negócio da Antecipa Fácil”, comenta Elber Laranja, sócio fundador da fintech.

Seu sistema facilita o contato entre cedente e financiador por meio da antecipação de notas emitidas por determinada companhia. Essas notas são colocadas em leilão para que empresas financiadoras possam dar lances e, assim, manter o capital de giro da organização cedente, disponibilizando para ela um adiantamento do valor que iria receber no futuro.

“Gosto de citar o caso de um empresário que faz transporte executivo no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Ele estava em vias de fechar a sua empresa por não ter mais acesso ao crédito, já que tem apontamentos restritivos nos órgãos de proteção, e já não conseguia sustentar a sua operação que é baseada em um grande cliente que só paga em 120 dias após a emissão da nota fiscal. Por indicação de um amigo, conheceu a Antecipa Fácil, começou a fazer antecipação dos seus recebíveis com a gente, salvou a empresa e hoje já fala em abrir uma outra operação em outra cidade para o mesmo cliente, graças ao acesso simples ao capital de giro que a Antecipa Fácil proporcionou”, relata o fundador da empresa.

Elber conta que o grande diferencial da plataforma é a possibilidade de antecipar o recebível com depósito em conta corrente, sem a necessidade de emitir um boleto. A Antecipa Fácil cria uma conta exclusiva para pequenas e médias empresas receberem dos seus clientes e anteciparem os seus recebíveis com tranquilidade.

Com o intuito de obter visibilidade e desejando ter a oportunidade de participar de um programa de aceleração, os sócios se inscreveram para o InovAtiva Brasil 2018.1. A intensa experiência contou com atividades online, mentorias presenciais, eventos de modelagem e apresentação de pitchs, oficinas e apresentações para investidores e para o mercado.

De acordo com o empreendedor, a startup amadureceu devido a carga de conhecimento adquirida. “Pelo InovAtiva Brasil circulam pessoas influentes e com conexões que podem mudar os rumos de uma empresa que está iniciando suas atividades como a nossa. No quesito alcance de mercado, sem dúvida, esse programa é diferenciado”, afirma Elber. A Antecipa Fácil ficou entre os 12 destaques do programa selecionados por um time de mentores, investidores e pessoas de mercado.

Em pouco mais de 11 meses, a empresa já operou com mais de R$ 7 milhões em notas fiscais, auxiliando pequenos e médios empreendedores de todo o Brasil. Atualmente, possui por volta de 100 usuários cadastrados e um volume de transações que cresce cerca de 10% por semana. Agora, a fintech está trabalhando para assumir sua posição de player de grande relevância para o mercado, realizando o propósito de melhorar o ambiente de negócio para pequenas e médias empresas.

Compartilhar