Você conhece o Canvas da Proposta de Valor?
A criação de um grande produto ou serviço é uma construção realizada em diferentes etapas. Não basta apenas uma pesquisa de mercado, por exemplo. Cada tarefa é importante, mas sozinha não constitui uma solução. Nisso, as ferramentas desenvolvidas por especialistas são fundamentais para estruturar um planejamento de sucesso e oferecer os diferenciais que o público procura. É nesse contexto que o Canvas da Proposta de Valor se mostra como um caminho para identificar, validar e constituir valores para os seus produtos e serviços. Obra de Alexander Osterwalder, mesmo autor do Canvas do Modelo de Négocio, ele pode ser considerado um adendo que enfoca ainda mais a proposta de valor e segmentos dos clientes.
O destaque do Canvas da Proposta de Valor são os danos e ganhos em relação ao consumidor. No primeiro caso, trata-se do estudo das emoções negativas, situações e riscos que o cliente poderá experimentar no decorrer ou ao final da tarefa. Já no caso dos ganhos, cabe ao empreendedor compreender os benefícios que o cliente espera, deseja ou seria surpreendido. São os ganhos sociais, utilidades funcionais, emoções positivas e redução de custo. Assim, ao longo do processo, é possível visualizar e construir diferentes cenários e hipóteses de acordo com cliente e segmento potencial. No entanto, lembre-se: o recomendado é utilizar o Canvas da Proposta de Valor em conjunto com o Canvas do Modelo de Negócio.
Para saber mais confira o curso “Modelagem e Validação da Proposta de Valor”
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