Comunidade InovAtiva

Conheça os voluntário de 2021

A Comunidade InovAtiva é construída e alimentada por pessoas voluntárias que fazem o InovAtiva Brasil chegar aos quatro cantos do Brasil.

Os Protagonistas, como chamamos carinhosamente, são a cara do InovAtiva nos estados e municípios brasileiros, divulgando e acompanhando empreendedores durantes os ciclos de aceleração e auxiliando na capacitação e evolução destes empreendimentos.

São os construtores de uma realidade melhor e interlocutores do InovAtiva, levando luz a oportunidades, ações locais e eventos em suas comunidades e ecossistemas regionais.

Faça parte da Comunidade InovAtiva!

Líder de Comunidade

Os Líderes de Comunidades são voluntários que têm a missão de fortalecer os ecossistemas estaduais de empreendedorismo. Eles atuam para fomentar uma comunidade de empreendedores, mentores e entusiastas em torno do tema do empreendedorismo e buscar oportunidades para toda Comunidade InovAtiva.

Nossos(as) líderes são profissionais que acreditam na colaboração e articulação empreendedora como ferramenta para um país melhor. Give First e Give Back são os conceitos que guiam esses voluntários.

O líder é responsável por representar o InovAtiva em seu estado e trabalhar em conjunto com os agentes InovAtiva.

Agente InovAtiva

São os representantes locais do InovAtiva, sendo responsáveis pela divulgação do InovAtiva em sua região. Incentivam os empreendedores locais a submeter propostas e os apoiam nesse processo, viabilizando uma comunicação mais efetiva e direta do programa com os potenciais empreendedores.

Os Agentes são representantes voluntários do InovAtiva que promovem e ações focados no Programa, além de capacitações em geral em suas regiões. Auxiliam na articulação do ecossistema local apoiando os Líderes de Comunidade.

Dúvidas?

Vander Nicácio

Analista de Sistemas com pós-graduações em Gerencia de Banco de Dados e Gestão de TI, atuação no setor público com mais de 20 anos de experiência e Professor universitário com 10 de experiência além de empreendedor e ‘startupeiro’.

“Se cada um fizer a sua parte o todo será concluído com sucesso!”

Edson Rodrigues

Acredita que o empreendedorismo é um canal de grande relevância para transformar a comunidade em que vivo em um lugar melhor, associados que tenho um propósito em ter o meu próprio negócio e impactar a sociedade.

“Tenho em mim todos os sonhos.” – Fernando Pessoa

Vítor Hugo Costa

Gerente de Marketing da startup Proesc.com, mestrando Profnit – Unifap, Bacharel em Direito e apaixonado por aprender mais sobre negócios e inovações. Atua com inovação desde 2015, já ouvinte, palestrante, organizador de eventos de inovação, além de mentor e investidor de pequenos negócios.

“Stay hungry, stay foolish.” – Steve Jobs

Yan Matheus Fontão

É UX Designer e, como empreendedor, atualmente está como CTO da startup IHome após outras participações na criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Seu foco é auxiliar no fomento do polo tecnológico da minha região, conectando pessoas e empresas com suas necessidades através do InovAtiva.

“Iteração é a chave do sucesso”

Donjorge Almeida

Formado em Comunicação Social com ênfase em Cinema e Vídeo, possui experiência na televisão por meio de trabalhos com várias emissoras de televisão, mas principalmente na MTV.

Produtor de conteúdo, com experiência no desenvolvimento de conteúdo para blogs, portais e aplicativos. Empreendedor desde 2011, já produziu cerca de 30 aplicativos com a República Interativa (RI), software house, da qual é sócio fundador. Os projetos da RI já participaram da Campus Party, Inovativa Brasil, dentre outros. Hoje, atua como Gestor de Inovação na RI e é Diretor de Comunidades na Associação Baiana de Startups (ABAS).

“Sozinho você pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe. ” – Clarice Linspector

Lucas Barreto

Sócio fundador do Escritório BMadv. Graduado em Direito e Graduando em Ciências Contábeis (UFC), Mestrando em Direito Privado (UNIFOR).

Formação executiva em Direito para Startups (INSPER), Ex-coordenador da AMBEV é sócio fundador da startup Urbis (Casa Azul Ventures) e da QJurídico. É mentor jurídico StartupWeekend e NINNA Ventures.

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo!” – Peter Drucker

Franciele Bezerra

Franciele Bezerra é publicitária e especialista em gestão cultural. Foi Agente Local de Inovação do SEBRAE na periferia de São Paulo, e desde então, atua com inovação para o setor público e privado, bem como em ações de desenvolvimento local através de empreendedorismo, negócios de impacto e economia criativa.

Atualmente faz parte da equipe do LAB.ges (Laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Espírito Santo).

“Um homem nunca deve sentir vergonha de admitir que errou, o que é apenas dizer, noutros termos, que hoje ele é mais inteligente do que era ontem.” – Alexander Pope

Gisely Meneses

Founder da Madame G, plataforma de negócios voltada para o público LGBT. Apoiadora do ecossistema goiano de inovação, empreendedorismo e startups, é graduada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado.

Voluntária da Techstars na promoção de eventos de startups weekends, colaboradora da organizadora do Fórum Internacional do Futuro do Instituto Campus Party. Co-Founder da comunidade Mulheres GO voltada para tecnologia, inovação e empreendedorismo.

“O trabalho em equipe é a habilidade de trabalhar juntos em prol de uma visão comum.”

Thais Fonseca Nunes

Profissional apaixonada pela inovação na educação! Possui experiência em Gestão Educacional no ensino superior, educação empreendedora e como produtora executiva de projetos da economia criativa. Participa ativamente como palestrante, facilitadora, organizadora de eventos do ecossistema de empreendedorismo, educação e inovação e economia criativa do Maranhão. É Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA), Especialista em Marketing, Inovação e Experiência do Cliente (UNDB), Licenciada em Letras (UEMA), Bacharel em Direito (UFMA).

Atualmente é Coordenadora de Formação Empreendedora e Empresas Juniores na Agência de Inovação da UFMA e co-founder e designer de aprendizagem na Vedoo, edtech que sonha em transformar a educação por meio de metodologias ativas e estímulo à criatividade.

“Sou ativista pela educação e acredito que precisamos formar pessoas criativas, capazes de encontrar soluções inovadoras para a transformação do mundo que a gente quer ver. Empreendedora na educação, feminista, mãe, viciada em livros, filmes e café.”

Vitoriano Ferrero

Líder de comunidade do InovAtiva Brasil, StartupMT e Redfoot, Analista de Projetos Mackwave Ventures, Fundador da SmartGrain, Mentor da rede Mentores do Brasil, Agente Centelha e Embaixador e Mentor Conecta Startup Brasil, Diretor de Comunicação do Cuiabá Arsenal.

“Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe.” – Aldous Huxley

Luiz Gustavo Soares

Coo da Entendeu Direito ou Quer que Desenhe, apaixonado por empreendedorismo e inovação.

Mestre em administração, especialista em resolver problemas e tirar sonhos do papel. Voluntário conselheiro mão na massa na Associação Sul Mato-grossense de Startups StartupMS.

“Transformando ecossistema em comunidade.”

Gessé Pereira

É apaixonado por Educação e Empregabilidade. Acredita que podemos transformar o mundo por meio das conexões e micro-revoluções que geramos localmente.

Engenheiro de formação, educador por paixão, sou Empreendedor Social, tendo como objetivo transformar e impactar jovens brasileiros gerando mais e melhores empregos, atuando diretamente no desenvolvimento econômico do país.

Já foi agente de aceleração e head de comunidade em um laboratório de inovação aberta. O seu maior hobbie com certeza é aprender. Seja com um bom livro ou numa mesa de bar, o importante é estar trocando conhecimento e compartilhando histórias.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” – Paulo Freire

Bruna Barbosa

Trabalha com Hunting para Startups, Mentoria e Inovação, conectando players do seu estado com o outros atores dentro do território nacional. Atualmente acompanha empresas principalmente na área de biotecnologia e new food.

Atua nos principais atores de inovação dentro da região metropolitana do Pará: Universitec e PCT-Guamá.

Morganna Tito

Coordenadora de Eventos da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande. Consultora em empreendedorismo inovador e marketing estratégico. Graduada em Arte e Mídia pela UFCG, especialista em Marketing Institucional e MBA em Gestão de Projetos, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela UFPE.

Já passou por agências de publicidade na Paraiba e Pernambuco, coordenou a Incubadora Tecnológica de Campina Grande – ITCG, e atua na área de Modelagem de Negócio, Marketing e articulação empresarial, além de ações de criatividade e suas ferramentas. Professora de graduação e pós-graduação nos temas de empreendedorismo, criatividade, marketing e projetos. Desenvolve e fomenta o ecossistema de startup e inovação no estado da Paraíba.

“Comunidade é construída com a força de todos”

Marcela Milano

Marcela é fellow do Social Good Brasil, foi palestrante TEDx e fundou o Linyon Global Workers, startup de desenvolvimento econômico para migrantes humanitários. Atualmente é consultora do Sebrae/PR, responsável pelas ações de inovação aberta e capacitação de startups em Curitiba e região.

Marcela é graduada em Relações Internacionais, especialista em Negócios Sociais e com MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios.

“Ao acreditar apaixonadamente em algo que ainda não existe, nós o criamos. O não-existente é qualquer coisa que nós não desejamos o suficiente.” – Nikos Kazantzakis

Daniel Lima

Marketólogo, com mais de 15 anos de experiência de mercado, atuando em varejo, marketing e análise e conexão de negócios, especialmente na área de TICs.

É membro da comunidade de startups Manguezal, Community Manager do Softex Recife e mentor de programas de empreendedorismo e inovação do ecossistema de inovação de Recife, atuando também na concepção de eventos de indução de negócios na região.

“Um passo a frente e você não está no mesmo lugar” – Chico Science

José Bringel Filho

Pos-doc em Ciência da Computação pela Universidade de Evry (França), Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Grenoble (França) com estágio doutoral no Instituto Nacional de Informática (NII – Japão, Tokyo), vem participando de projetos de desenvolvimento e fortalecimento de ecossistemas de inovação nos Estados do Piauí e Maranhão desde 2014.

É mentor do Sebrae Like a Boss e InovAtiva de Impacto.

“Empreendedor não reclama, faz e refaz!”

Marcelo Verly

Professor universitário.

Co-fundador do InovaFri (Ecossistema de Inovação de Nova Friburgo). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Mestre em Engenharia de Produção pelo COPPE/UFRJ. É atual Secretário Municipal de CT&I.

“Servir, sempre.”

Matheus Lima de Araujo

Apaixonado por empreendedorismo, vendas, inovação, tecnologia e principalmente por poder impactar a vida das pessoas. Começou a empreender cedo e já teve vários negócios analógicos e digitais.

Participou, organizou e ministrou conteúdos em vários eventos sobre tecnologia, empreendedorismo, negócios e inovação e conseguindo atingir mais de 10 mil pessoas. Atualmente é Consultor de Inovação para Negócios e docente do SENAC/RN.

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” – Confúcio

Anderson Diehl

Administrador de empresas, mestre em marketing, investidor-anjo, mentor do Inovativa Brasil e Founder Institute, líder do Núcleo RS da Anjos do Brasil e membro de aceleradoras GROW, VENTIUR e WOW.

Um embaixador do ecossistema de empreendedorismo e Inovação.

“Seja o que escolher como objetivo de vida, faça tudo com alegria, entusiasmo, fé, paixão, simplicidade e comprometimento, pois um dia as coisas acontecem.”

Juliana Guterres

Curiosa e inquieta. Sincerona. Entusiasta do sonhe grande e coloque a mão na massa. Atualmente é empresária no setor de varejo, participa ativamente das ações da Comunidade RS, diretora de ecossistema da AGS.

Acredita piamente que juntos vamos mais longe e mais bonito, então participa de vários iniciativas em grupos, na tentativa prática de mudar o status quo desse nosso mundão.

“O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo.” – Manoel de Barros

Alexandre Mori

Formação em Design pela FAAP, pós-graduação em Ciências do Consumo pela ESPM e Especialização em Ciências Holísticas e Economia para Transição pela Schumacher College. Amplo conhecimento da área de branding e cultura para inovação, com diversos projetos nacionais e internacionais.

Atua na Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e é um dos embaixadores da Comunidade de Startups Tambaqui Valley.

“Um líder não é um tipo especial de pessoa, mas toda pessoa é um tipo especial de líder.” – Satish Kumar

Carlos Varela

Possui graduação em Administração (1994) e pós-graduação em Marketing (1996) pela Universidade Potiguar. Atualmente é professor do curso de administração da Faculdade da Amazônia – UNAMA.

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Logística, Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Gestão da Produção e Gestão da Qualidade.

“Minha energia é o desafio, minha motivação é o impossível, e é por isso que eu preciso ser, à força e a esmo, inabalável.” – Augusto Branco

Fausto Cabral

Executivo “Olho no Olho” com habilidades em Desenvolvimento de Negócios, M&A, Mentoria, Liderança, Consultoria e Negócios B2B. Indústrias: Óleo e Gás, Start-ups, Telecomunicações, Decoração e visão multissetorial.

Profundo conhecimento de Marketing digital. Mais de 20 anos de experiência como empreendedor em empresas tradicionais e Startups, B2C e B2B, familiares e meio corporativo, no Brasil e no exterior (Inglaterra).

“Minha principal habilidade é a de construir excelentes pontes de relacionamento, sempre!!!”

Alexandre Pedretti

Iniciei minha trajetória como empreendedor aos 21 anos, investi em 5 empresas até quebrar aos 28.

Em 2015 ingressei no mundo do Recrutamento e Seleção de Middle e Top Management numa das maiores empresas globais do ramo, pedi demissão para desenvolver a área comercial e me tornar sócio de uma das maiores HR Techs do Brasil (Revelo).

“Para multiplicar (o que quer que seja), devemos antes de mais nada aprender a dividir.”

Frederico Bombonatti

Administrador e empreendedor. Começou a trabalhar aos 16 anos de idade e com 18 anos abriu o seu primeiro negócio. No decorrer da sua graduação, teve três empresas com diferentes sócios e fundou uma organização sem fins lucrativos, uma entidade estudantil que tem como missão propagar a cultura empreendedora dentro da instituição de ensino e entre a comunidade local.

Hoje, possui uma startup na área de educação financeira para empreendedores e micro e pequenos empresários. Aprovado no processo seletivo da SUPERA Incubadora e participou do programa de pré-aceleração Startup SP pelo SEBRAE de Ribeirão Preto.

“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento” – Thomas Edison

Marcos Vasconcelos

Publicitário, especialista em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva e em Gestão de Startups, professor universitário, consultor há mais de 15 anos atuando nas áreas de inovação, planejamento e estratégia. Trabalha com a gestão da inovação e startups desde 2010.

Fundou a Acelerase, aceleradora de startups e novos negócios inovadores em Sergipe. Faz parte da coordenação do Inova+Sergipe, movimento estadual pela inovação.

“A vida vale a pena, desde que haja risco nela!”

Thatyana Santiago

Engenheira, mestre, empreendedora e CEO que acredita que inovação e empreendedorismo pode mudar vidas e realidades.

“Trabalhe duro e seja legal com as pessoas.” – Anthony Burrill

Quer falar com algum(a) representante do seu estado?

inovativa@inovativabrasil.com.br