Comunidade InovAtiva

Líder de Comunidade

Os Líderes de Comunidades são voluntários que têm a missão de fortalecer os ecossistemas regionais/estaduais de empreendedorismo. Eles atuam para fomentar uma comunidade de empreendedores, mentores e entusiastas em torno do tema do empreendedorismo e buscar oportunidades para toda Comunidade InovAtiva.

Nossos(as) líderes são profissionais que acreditam na colaboração e articulação empreendedora como ferramenta para um país melhor. Give First e Give Back são os conceitos que guiam esses voluntários.

O papel dos líderes é mapear e identificar pontos de atuação para melhoria do ecossistema local, além de articular com players regionais para estimular o fortalecimento da comunidade. O líder é responsável por representar o InovAtiva em seu estado e trabalhar em conjunto com os agentes InovAtiva.

Conheça os Líderes 2020 por estado:

Vander Nicácio

Analista de Sistemas com pós-graduações em Gerencia de Banco de Dados e Gestão de TI, atuação no setor público com mais de 20 anos de experiência e Professor universitário com 10 de experiência além de empreendedor e ‘startupeiro’.

“Se cada um fizer a sua parte o todo será concluído com sucesso!”

Edson Rodrigues

Acredita que o empreendedorismo é um canal de grande relevância para transformar a comunidade em que vivo em um lugar melhor, associados que tenho um propósito em ter o meu próprio negócio e impactar a sociedade.

“Tenho em mim todos os sonhos.” – Fernando Pessoa

Vítor Hugo Costa

Gerente de Marketing da startup Proesc.com, mestrando Profnit – Unifap, Bacharel em Direito e apaixonado por aprender mais sobre negócios e inovações. Atua com inovação desde 2015, já ouvinte, palestrante, organizador de eventos de inovação, além de mentor e investidor de pequenos negócios.

“Stay hungry, stay foolish.” – Steve Jobs

Yan Matheus Fontão

É UX Designer e, como empreendedor, atualmente está como CTO da startup IHome após outras participações na criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Seu foco é auxiliar no fomento do polo tecnológico da minha região, conectando pessoas e empresas com suas necessidades através do InovAtiva.

“Iteração é a chave do sucesso”

Donjorge Almeida

Formado em Comunicação Social com ênfase em Cinema e Vídeo, possui experiência na televisão por meio de trabalhos com várias emissoras de televisão, mas principalmente na MTV.

Produtor de conteúdo, com experiência no desenvolvimento de conteúdo para blogs, portais e aplicativos. Empreendedor desde 2011, já produziu cerca de 30 aplicativos com a República Interativa (RI), software house, da qual é sócio fundador. Os projetos da RI já participaram da Campus Party, Inovativa Brasil, dentre outros. Hoje, atua como Gestor de Inovação na RI e é Diretor de Comunidades na Associação Baiana de Startups (ABAS).

“Sozinho você pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe. ” – Clarice Linspector

Lucas Barreto

Sócio fundador do Escritório BMadv. Graduado em Direito e Graduando em Ciências Contábeis (UFC), Mestrando em Direito Privado (UNIFOR).

Formação executiva em Direito para Startups (INSPER), Ex-coordenador da AMBEV é sócio fundador da startup Urbis (Casa Azul Ventures) e da QJurídico. É mentor jurídico StartupWeekend e NINNA Ventures.

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo!” – Peter Drucker

Franciele Bezerra

Franciele Bezerra é publicitária e especialista em gestão cultural. Foi Agente Local de Inovação do SEBRAE na periferia de São Paulo, e desde então, atua com inovação para o setor público e privado, bem como em ações de desenvolvimento local através de empreendedorismo, negócios de impacto e economia criativa.

Atualmente faz parte da equipe do LAB.ges (Laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Espírito Santo).

“Um homem nunca deve sentir vergonha de admitir que errou, o que é apenas dizer, noutros termos, que hoje ele é mais inteligente do que era ontem.” – Alexander Pope

Gisely Meneses

Founder da Madame G, plataforma de negócios voltada para o público LGBT. Apoiadora do ecossistema goiano de inovação, empreendedorismo e startups, é graduada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado.

Voluntária da Techstars na promoção de eventos de startups weekends, colaboradora da organizadora do Fórum Internacional do Futuro do Instituto Campus Party. Co-Founder da comunidade Mulheres GO voltada para tecnologia, inovação e empreendedorismo.

“O trabalho em equipe é a habilidade de trabalhar juntos em prol de uma visão comum.”

Thais Fonseca Nunes

Profissional apaixonada pela inovação na educação! Possui experiência em Gestão Educacional no ensino superior, educação empreendedora e como produtora executiva de projetos da economia criativa. Participa ativamente como palestrante, facilitadora, organizadora de eventos do ecossistema de empreendedorismo, educação e inovação e economia criativa do Maranhão. É Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA), Especialista em Marketing, Inovação e Experiência do Cliente (UNDB), Licenciada em Letras (UEMA), Bacharel em Direito (UFMA).

Atualmente é Coordenadora de Formação Empreendedora e Empresas Juniores na Agência de Inovação da UFMA e co-founder e designer de aprendizagem na Vedoo, edtech que sonha em transformar a educação por meio de metodologias ativas e estímulo à criatividade.

“Sou ativista pela educação e acredito que precisamos formar pessoas criativas, capazes de encontrar soluções inovadoras para a transformação do mundo que a gente quer ver. Empreendedora na educação, feminista, mãe, viciada em livros, filmes e café.”

Vitoriano Ferrero

Líder de comunidade do InovAtiva Brasil, StartupMT e Redfoot, Analista de Projetos Mackwave Ventures, Fundador da SmartGrain, Mentor da rede Mentores do Brasil, Agente Centelha e Embaixador e Mentor Conecta Startup Brasil, Diretor de Comunicação do Cuiabá Arsenal.

“Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe.” – Aldous Huxley

Luiz Gustavo Soares

Coo da Entendeu Direito ou Quer que Desenhe, apaixonado por empreendedorismo e inovação.

Mestre em administração, especialista em resolver problemas e tirar sonhos do papel. Voluntário conselheiro mão na massa na Associação Sul Mato-grossense de Startups StartupMS.

“Transformando ecossistema em comunidade.”

Gessé Pereira

É apaixonado por Educação e Empregabilidade. Acredita que podemos transformar o mundo por meio das conexões e micro-revoluções que geramos localmente.

Engenheiro de formação, educador por paixão, sou Empreendedor Social, tendo como objetivo transformar e impactar jovens brasileiros gerando mais e melhores empregos, atuando diretamente no desenvolvimento econômico do país.

Já foi agente de aceleração e head de comunidade em um laboratório de inovação aberta. O seu maior hobbie com certeza é aprender. Seja com um bom livro ou numa mesa de bar, o importante é estar trocando conhecimento e compartilhando histórias.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” – Paulo Freire

Bruna Barbosa

Trabalha com Hunting para Startups, Mentoria e Inovação, conectando players do seu estado com o outros atores dentro do território nacional. Atualmente acompanha empresas principalmente na área de biotecnologia e new food.

Atua nos principais atores de inovação dentro da região metropolitana do Pará: Universitec e PCT-Guamá.

Morganna Tito

Coordenadora de Eventos da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande. Consultora em empreendedorismo inovador e marketing estratégico. Graduada em Arte e Mídia pela UFCG, especialista em Marketing Institucional e MBA em Gestão de Projetos, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela UFPE.

Já passou por agências de publicidade na Paraiba e Pernambuco, coordenou a Incubadora Tecnológica de Campina Grande – ITCG, e atua na área de Modelagem de Negócio, Marketing e articulação empresarial, além de ações de criatividade e suas ferramentas. Professora de graduação e pós-graduação nos temas de empreendedorismo, criatividade, marketing e projetos. Desenvolve e fomenta o ecossistema de startup e inovação no estado da Paraíba.

“Comunidade é construída com a força de todos”

Marcela Milano

Marcela é fellow do Social Good Brasil, foi palestrante TEDx e fundou o Linyon Global Workers, startup de desenvolvimento econômico para migrantes humanitários. Atualmente é consultora do Sebrae/PR, responsável pelas ações de inovação aberta e capacitação de startups em Curitiba e região.

Marcela é graduada em Relações Internacionais, especialista em Negócios Sociais e com MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios.

“Ao acreditar apaixonadamente em algo que ainda não existe, nós o criamos. O não-existente é qualquer coisa que nós não desejamos o suficiente.” – Nikos Kazantzakis

Daniel Lima

Marketólogo, com mais de 15 anos de experiência de mercado, atuando em varejo, marketing e análise e conexão de negócios, especialmente na área de TICs.

É membro da comunidade de startups Manguezal, Community Manager do Softex Recife e mentor de programas de empreendedorismo e inovação do ecossistema de inovação de Recife, atuando também na concepção de eventos de indução de negócios na região.

“Um passo a frente e você não está no mesmo lugar” – Chico Science

José Bringel Filho

Pos-doc em Ciência da Computação pela Universidade de Evry (França), Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Grenoble (França) com estágio doutoral no Instituto Nacional de Informática (NII – Japão, Tokyo), vem participando de projetos de desenvolvimento e fortalecimento de ecossistemas de inovação nos Estados do Piauí e Maranhão desde 2014.

É mentor do Sebrae Like a Boss e InovAtiva de Impacto.

“Empreendedor não reclama, faz e refaz!”

Marcelo Verly

Professor universitário.

Co-fundador do InovaFri (Ecossistema de Inovação de Nova Friburgo). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Mestre em Engenharia de Produção pelo COPPE/UFRJ. É atual Secretário Municipal de CT&I.

“Servir, sempre.”

Matheus Lima de Araujo

Apaixonado por empreendedorismo, vendas, inovação, tecnologia e principalmente por poder impactar a vida das pessoas. Começou a empreender cedo e já teve vários negócios analógicos e digitais.

Participou, organizou e ministrou conteúdos em vários eventos sobre tecnologia, empreendedorismo, negócios e inovação e conseguindo atingir mais de 10 mil pessoas. Atualmente é Consultor de Inovação para Negócios e docente do SENAC/RN.

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” – Confúcio

Anderson Diehl

Administrador de empresas, mestre em marketing, investidor-anjo, mentor do Inovativa Brasil e Founder Institute, líder do Núcleo RS da Anjos do Brasil e membro de aceleradoras GROW, VENTIUR e WOW.

Um embaixador do ecossistema de empreendedorismo e Inovação.

“Seja o que escolher como objetivo de vida, faça tudo com alegria, entusiasmo, fé, paixão, simplicidade e comprometimento, pois um dia as coisas acontecem.”

Juliana Guterres

Curiosa e inquieta. Sincerona. Entusiasta do sonhe grande e coloque a mão na massa. Atualmente é empresária no setor de varejo, participa ativamente das ações da Comunidade RS, diretora de ecossistema da AGS.

Acredita piamente que juntos vamos mais longe e mais bonito, então participa de vários iniciativas em grupos, na tentativa prática de mudar o status quo desse nosso mundão.

“O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo.” – Manoel de Barros

Alexandre Mori

Formação em Design pela FAAP, pós-graduação em Ciências do Consumo pela ESPM e Especialização em Ciências Holísticas e Economia para Transição pela Schumacher College. Amplo conhecimento da área de branding e cultura para inovação, com diversos projetos nacionais e internacionais.

Atua na Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e é um dos embaixadores da Comunidade de Startups Tambaqui Valley.

“Um líder não é um tipo especial de pessoa, mas toda pessoa é um tipo especial de líder.” – Satish Kumar

Carlos Varela

Possui graduação em Administração (1994) e pós-graduação em Marketing (1996) pela Universidade Potiguar. Atualmente é professor do curso de administração da Faculdade da Amazônia – UNAMA.

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Logística, Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Gestão da Produção e Gestão da Qualidade.

“Minha energia é o desafio, minha motivação é o impossível, e é por isso que eu preciso ser, à força e a esmo, inabalável.” – Augusto Branco

Fausto Cabral

Executivo “Olho no Olho” com habilidades em Desenvolvimento de Negócios, M&A, Mentoria, Liderança, Consultoria e Negócios B2B. Indústrias: Óleo e Gás, Start-ups, Telecomunicações, Decoração e visão multissetorial.

Profundo conhecimento de Marketing digital. Mais de 20 anos de experiência como empreendedor em empresas tradicionais e Startups, B2C e B2B, familiares e meio corporativo, no Brasil e no exterior (Inglaterra).

“Minha principal habilidade é a de construir excelentes pontes de relacionamento, sempre!!!”

Alexandre Pedretti

Iniciei minha trajetória como empreendedor aos 21 anos, investi em 5 empresas até quebrar aos 28.

Em 2015 ingressei no mundo do Recrutamento e Seleção de Middle e Top Management numa das maiores empresas globais do ramo, pedi demissão para desenvolver a área comercial e me tornar sócio de uma das maiores HR Techs do Brasil (Revelo).

“Para multiplicar (o que quer que seja), devemos antes de mais nada aprender a dividir.”

Frederico Bombonatti

Administrador e empreendedor. Começou a trabalhar aos 16 anos de idade e com 18 anos abriu o seu primeiro negócio. No decorrer da sua graduação, teve três empresas com diferentes sócios e fundou uma organização sem fins lucrativos, uma entidade estudantil que tem como missão propagar a cultura empreendedora dentro da instituição de ensino e entre a comunidade local.

Hoje, possui uma startup na área de educação financeira para empreendedores e micro e pequenos empresários. Aprovado no processo seletivo da SUPERA Incubadora e participou do programa de pré-aceleração Startup SP pelo SEBRAE de Ribeirão Preto.

“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento” – Thomas Edison

Marcos Vasconcelos

Publicitário, especialista em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva e em Gestão de Startups, professor universitário, consultor há mais de 15 anos atuando nas áreas de inovação, planejamento e estratégia. Trabalha com a gestão da inovação e startups desde 2010.

Fundou a Acelerase, aceleradora de startups e novos negócios inovadores em Sergipe. Faz parte da coordenação do Inova+Sergipe, movimento estadual pela inovação.

“A vida vale a pena, desde que haja risco nela!”

Thatyana Santiago

Engenheira, mestre, empreendedora e CEO que acredita que inovação e empreendedorismo pode mudar vidas e realidades.

“Trabalhe duro e seja legal com as pessoas.” – Anthony Burrill

Líderes veteranos – Turma de 2019:

Agente InovAtiva

São os representantes locais do InovAtiva, sendo responsáveis pela divulgação do InovAtiva em sua região. Incentivam os empreendedores locais a submeter propostas e os apoiam nesse processo, viabilizando uma comunicação mais efetiva e direta do programa com os potenciais empreendedores.

Os Agentes são representantes voluntários do InovAtiva que promovem e ações focados no Programa, além de capacitações em geral em suas regiões. Auxiliam na articulação do ecossistema local apoiando os Líderes de Comunidade.

Conheça os Agentes 2020:

Quer falar com algum(a) representante do seu estado?

inovativa@inovativabrasil.com.br