Confira o que aconteceu nos 6 Bootcamps regionais da Fase 2 do InovAtiva
186 empreendedores, 105 Startups e mais de 300 sessões de mentoria em um bootcamp de capacitação realizado simultaneamente em 6 cidades brasileiras.
O InvoAtiva Brasil capacitou 186 empreendedores de 105 startups no último sábado (19). O bootcamp foi realizado simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Recife. Em São Paulo, a abertura do evento contou com a presença do secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinicius de Souza, e foi transmitida ao vivo para as outras cidades. A iniciativa faz parte da segunda etapa da edição 2015 do InovAtiva Brasil, maior e mais completo programa de mentoria e capacitação de empresas inovadoras iniciantes.
As startups participantes da segunda etapa do programa são dos setores de agronegócios, automotivo, biotecnologia, comércio, eletrônicos, energia, indústria química, infraestrutura e construção civil, financeiro, saúde, serviços, logística e tecnologia da informação.
Confira como foi o evento nas 6 cidades:
São Paulo – SP
A capital paulista foi a que mais recebeu empreendedores e mentores durante o evento. Ao todo, 74 empreendedores de 44 startups e 57 mentores participaram da segunda etapa do programa. Além destartups de São Paulo, empreendedores de Brasília, Cuiabá, Bahia e outros estados estiveram presentes nobootcamp. O analista de Comércio Exterior da Secretaria, Maycon Stahelin, acompanhou as mentorias. “Os empreendedores valorizam muito o networking entre eles e com os mentores. Criamos um grupo no whatsapp na semana anterior ao evento para que eles pudessem interagir e foi uma ideia super bem recebida”, afirma. Ao final do evento, ele recebeu feedback positivos tanto dos empreendedores quanto dos mentores em relação a troca de experiências.
Belo Horizonte – MG
Em Belo Horizonte, 14 empreendedores de oito startups e cinco mentores participaram do evento. De acordo com a representante da Secretaria que acompanhou a capacitação em Minas Gerais, Paula Carvalho, o resultado final foi muito positivo. “Os empreendedores ficaram satisfeitos com a capacitação intensiva, que também gerou novas ideias e ainda mais motivação para desenvolverem seus negócios”, completa.
Rio de Janeiro – RJ
No Rio de Janeiro, estiveram presentes 14 mentores e 10 startups. Segundo o analista de Comércio Exterior da SI, Tiago Almeida, além das sessões de consultoria presenciais, um grupo de mentores do estado fez a mentoria à distância e pode conversar com empreendedores que estavam em outras cidades sede do evento.
Florianópolis – SC
Em Florianópolis, o evento contou com a participação de 40 empreendedores de 22 startups e 14 mentores atuantes no sistema de inovação local. Outros 21 mentores de São Paulo também contribuíram por meio de plataforma de mentoria online. Nas mentorias coletivas, as startups, assistidas por um mentor especialista em Vendas ou em Marketing Digital, eram instigadas a apresentar seus problemas e recebiam contribuições do mentor e de outras startups que enfrentaram a mesma situação. De acordo com o diretor de Fomento à Inovação da SI, Igor Nazareth, os empreendedores elogiaram muito o evento como um todo. “A maioria dos comentários foi em relação à qualidade dos mentores, que também se mostraram impressionados com a qualidade das startups selecionadas pelo programa.”
Recife – PE
Em Recife, oito empreendedores, de cinco startups, e cinco mentores participaram do bootcamp. No período da manhã, as startups passaram por duas atividades em grupo (mentoria coletiva), sendo uma sobre o tema “Vendas” e outra sobre o tema “Marketing Digital”. No período da tarde, foram realizadas as sessões de mentoria individual. Cada startup foi atendida por três mentores distintos, que proporcionaram aos empreendedores visões diferentes sobre o seu negócio.
Porto Alegre – RS
Em Porto Alegre, a segunda etapa do programa teve a participação de 10 mentores e 13 startups, todos do Rio Grande do Sul. Os negócios apresentados eram de temas variados, como biotecnologia marinha, software de reconhecimento facial, geradores de energia solar e soluções de transporte. O evento foi avaliado de forma bem positiva pelos presentes, que se mantiveram engajados pelas seis horas de mentorias. Além disso, o bootcamp também proporcionou oportunidade para o networking local, com muitas trocas de cartões, e-mails e contatos entre os participantes.