Destaque InovAtiva: Sociente Inteligência Geográfica traz soluções inteligentes para mineração
“Foi a melhor experiência profissional que tive nos últimos anos”
Destaque no programa InovAtiva Brasil 2018.2, a Sociente Inteligência Geográfica é uma startup que proporciona soluções inteligentes para diversas atividades, como mineração, agricultura, agronegócio e saúde. Com uma metodologia única, a Metodologia de Exploração em Geociência (MEG), a empresa interpreta informações com base em dados espectrais provenientes de imagens orbitais (satélites) ou aéreas (drones). Além disso, por meio de algoritmos é capaz de obter os inputs necessários para o desenvolvimento sustentável, reduzindo risco, custo e o tempo em vários ramos de serviços.
A empresa foi criada com o intuito de resolver as dores das mineradoras, que gastavam muito e não tinham o retorno esperado. “Percebi que eu era capaz de mudar esse paradigma e, no segundo semestre de 2017, entrei em contato com uma incubadora da Universidade Federal de Goiás para ter um local de trabalho específico e entender como funcionava este processo. Foi quando descobri que minha ideia tinha nome: Startup. Desde então, busquei conteúdos sobre este assunto e em 2018 me reuni com algumas pessoas de confiança para dar início a Sociente”, comenta Alexandre Henrique do Vale, Fundador e CEO da empresa.
Neste mesmo ano, visando compreender mais a fundo o universo de empreendedorismo e divulgar a Sociente para empresas do ramo minerário, o executivo se inscreveu no InovAtiva Brasil. Apesar de não ter passado por outros ciclos de aceleração, conversando com colegas que também estavam participando da edição 2018.2 do programa, entendeu o quão grandioso é todo o processo.
“Foi a melhor experiência profissional que tive nos últimos anos. Com o InovAtiva entendi o que é empreendedorismo, organizei minhas ideias de negócio e produtos e tive a oportunidade de fazer networking com grandes empresas, fundamentais para a Sociente. Só tenho a agradecer ao programa pelos mentores e pelas oportunidades de grandes negócios”, afirma Vale.
Agora, a startup pretende se tornar referência em soluções na pesquisa e exploração mineral, auxiliar nas pesquisas médicas e, futuramente, internacionalizar sua metodologia.