Educação e tecnologia: uma parceria que dá certo

A tecnologia está mudando muitas coisas, inclusive a forma de educar, ao mesmo tempo, a educação é o que sustenta todo o processo de inovação

educação e tecnologia

No passado muitos futuristas imaginaram a educação bem diferente do que temos hoje, mas a verdade que em pouco mais de 100 anos poucas coisas mudaram. Na imagem desse artigo vemos uma pintura feita por Jean-Marc Côté, representando o que seria os anos 2000 mil a partir da visão dos anos 1900. Embora bem diferente da realidade atual, essa pintura consegue antever o uso de tecnologia em educação.

No entanto falar sobre tecnologia e educação, não é falar apenas do seu emprego para educar, mas não podemos esquecer que é por meio da educação que todos os outros setores conseguem inovar e produzir mais tecnologias, já que ela é a base para todas as profissões.

Nenhum país se desenvolve com um nível de educação baixo. Na fase de formação profissional, a qualidade da educação afeta diretamente a qualidade dos profissionais que vão compor a força de trabalho do país. Se não tivermos pessoas com conhecimentos sólidos em suas áreas, jamais conseguiremos melhorar a qualidade do que produzimos, desenvolvemos e vendemos.

A educação é importante em todas as fases da vida do ser humano, desde a criança que vai para a escola para aprender coisas básicas até o empreendedor que precisa continuar aprendendo para enfrentar os desafios de empreender.

Sabemos que o país ainda não é um grande exemplo em educação. Baixa qualidade, dificuldade de acesso ao ensino superior e evasão escolar são alguns dos problemas do Brasil. Se por um lado isso mostra uma realidade difícil de enfrentar, por outro lado revela oportunidades imensas para empreender e construir negócios que ao mesmo tempo resolvam problemas antigos e tenham sustentabilidade econômica.

Já é lugar comum falar que são necessários investimentos e esforços para melhorar a qualidade da educação e mudar a realidade brasileira. Mas se depender da motivação dos empreendedores deste segmento, isso será feito bem rapidinho. Temos exemplos fantásticos de pessoas que estão buscando vencer estes desafios e acelerar o crescimento do país.

A criatividade dos empreendedores está sendo empregada para melhorar a qualidade da educação.


Confira abaixo algumas startups que foram aceleradas em 2017 no InovAtiva e estão transformando o setor


A Taba

A Taba é uma empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores, que oferece um serviço de assinatura de livros.

Agenduca

O Agenduca é um app de agenda escolar digital que fornece uma forma simples e rápida, para comunicação entre as escolas e os pais de alunos.

AudioSaga

A AudioSaga é uma plataforma que permite o desenvolvimento de áudio livros interativos por comandos de voz. Através do fone de ouvido do celular ou pelo bluetooth do carro, o usuário “conversa” com o aplicativo e decide o rumo das histórias, tornando a experiência muito mais imersiva. A AudioSaga torna mais atrativo e interativos os áudio livros, que hoje são a modalidade de publicação que mais cresce no mundo.

Bearings Vocacional

A startup oferece serviços de orientação profissional online para jovens em fase pré-vestibular e auxilia a sua instituição de ensino superior a encontrar e captar o aluno ideal. A startup desenvolveu uma metodologia para identificar as preferências de cada aluno e indicamos os cursos que ele realmente pode gostar, minimizando as possibilidades de insatisfação com a graduação e consequente evasão.

BrinquedoBox

Clube de assinatura de brinquedos educativos que entrega brinquedos que auxiliam no desenvolvimento social, cognitivo e emocional de crianças entre 1 e 8 anos. Os brinquedos são enviados em uma caixa personalizada com o nome da criança e variam de acordo com sua faixa etária. A seleção é feita por profissionais especializados e o envio ocorre de acordo com o plano escolhido e chegará sempre como uma surpresa. Nesse modelo de assinatura o brinquedo é de propriedade do assinante, não sendo necessária a troca ou devolução depois de determinado período.

Caindo a Ficha

É uma plataforma que ajuda jovens a descobrirem o curso e a profissão que querem seguir. Para isso ela disponibiliza informações sobre os cursos e conecta alunos com mentores de cada profissão.

Cronos

O Cronos é uma solução web para elaboração de horários escolares. É utilizado por instituições de ensino, como escolas, faculdades e cursos técnicos para elaborar, de maneira automática, seu horário escolar. O Cronos possui algoritmos que automatizam a tarefa de elaboração dos horários, o usuário preenche as informações e o sistema cria o horário em poucos minutos. A solução elimina choques, horários inviáveis dos professores e é capaz de sugerir alterações no cadastro para atingir o horário mais adequado possível.

Enem Game Premium

Enem Game é um jogo educativo digital para alunos do ensino médio que se preparam para a prova do ENEM. O Enem Game Premium oferece aumenta a adesão e engajamento dos alunos nos estudos por meio da gamificação do conteúdo. A solução alia competitividade, interatividade, recompensas e motivação, aumentando o tempo de estudo em resolução de exercícios extraclasse, com consequente aumento da eficiência na aprendizagem.

Eruga Treinamento 4.0

A Eruga é uma plataforma de gestão de treinamentos que utiliza a Realidade Virtual para simular qualquer tipo de situação e através de um algoritmo, diminuímos a curva de aprendizado e o turnover operacional.Atualmente os treinamentos nas empresas são feitos de forma imprecisa, sem engajamento e apresentam riscos, uma vez que o colaborador recém contratado não tem experiência prática. Dessa forma diminuímos os riscos e atribuímos valor ao treinamento com a geração de métricas e relatórios para o gestor operacional.

Go Educa

Uma plataforma de conteúdo educativo em vídeo, texto, questões e imagens integradas a jogos. A partir da análise de perfil e objetivos dos alunos e da escola, o GoEduca apresenta jogos educativos de forma imersiva. A plataforma permite que as escolas aumentem o desempenho e engajamento dos alunos, obtenham relatórios segmentados do desempenho e interesse dos alunos.

Innervision

Empresa de base tecnológica que neste momento está focada no desenvolvimento da Sucesso Universitário, uma solução para resolver o problema da evasão universitária. A plataforma colaborativa conecta professores, coordenadores e gestores para aumentar as chances de sucesso do estudante durante a jornada universitária.

mLearn

A Plataforma mLearn de Educação Móvel é um sistema que permite gerar aplicativos Android e IOs com conteúdos de diversos tipos. O sistema foi planejado com um módulo de gamificação que permite pontuar desafios, conquistas, fornecendo medalhas, mudando de níveis e competindo com outros usuários. A plataforma tem como objetivo aumentar engajamento do aluno com o processo de ensino aprendizagem e, consequentemente, aumenta a retenção do conhecimento transmitido.

Proesc

O Proesc.com é uma plataforma online de gestão escolar que integra as atividades financeiras, administrativas e pedagógicas de instituições de ensino. Realiza um gestão completa, que envolve, gestão de turmas e matrículas, emissão dos relatórios escolares, declarações, boletim, histórico; emissão de boleto bancário e gestão financeira escolar com integração bancária e cobrança automática de mensalidades escolares; diário de classe eletrônico com aplicativo off-line, coordenação pedagógica, horários, calendário; aplicativo para os pais e alunos, consulta de notas e frequências, situação financeira do aluno.

Pauta Online

É uma tecnologia para aulas presenciais, ou criação de cursos 100% online, gratuitos ou pagos, de forma rápida e simples.

Prol Educa

Oferece um serviço de captação de alunos com foco no preenchimentode vagas ociosas das turmas já formadas nas instituições de ensino parceiras. Prol Educa esta focada em pessoas que querem estudar em uma instituição privada ou realizar o sonho de estudar nas melhores instituições, e viabiliza esse ingresso através dos descontos dados nas mensalidades. O diferencial da startup é no procedimento de aprovação presencial dos candidatos, são beneficiados estudantes que comprovem renda de menor compatibilidade com a mensalidade em seu valor integral, boa frequência escolar, boas notas e bom comportamento.

Redação Online

O Redação online é uma ferramenta de correções de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares e Concursos. Todos os anos mais de 8 milhões de alunos realizam a prova do ENEM e os dados de 2014 demonstram que 537.000 alunos tiraram zero na prova de redação que vale 20% da nota total do exame. O Redação online foi a primeira solução para resolver este problema, oferecendo uma plataforma online e inovadora com profissionais especializados que corrigem as redações de alunos (B2C), e escolas (B2B), com os comentários específicos de cada exame, tutoria e preço acessível.

Up Edu – Universo de Possibilidades

O UP é um aplicativo que compartilha experiências, dicas e oportunidades de profissionais para estudantes: como um Netflix para a escolha de carreira. Os jovens hoje encontram grande dificuldade para a escolha de um curso de graduação e carreira, frequentemente tomam decisões pouco conscientes e embasadas, o que gera medo, angústia, frustrações, menor aproveitamento do seu potencial e altas taxas de abandono ou troca de curso. O UP resolve esse problema por permitir o compartilhamento de conhecimento e experiências, a troca de informações entre estudantes e profissionais, a inspiração entre pessoas “reais”, o pensar na atuação profissional para além da escolha do curso e faculdade e o conhecer da realidade (mercado e dia-a-dia) das profissões sob a perspectiva de mais de um profissional.

Voix – Jogo social de bullying

A Voix busca combater o problema do bullying dando suporte para que o professor promova em sala de aula o debate sobre a aceitação da diversidade com alunos de 12 a 17 anos, através de um jogo, um teste e uma plataforma.

Welearn

O Welearn é uma plataforma inteligente para compartilhamento de conhecimento que conecta os usuários aos melhores conteúdos nos assuntos de seu interesse pessoal e profissional. Ajudamos empresas, instituições de ensino e organizações a distribuir e organizar o conhecimento relevante para que seus colaboradores, alunos e membros possam alcançar seus objetivos. As plataformas disponíveis atualmente são focadas essencialmente em uma virtualização dos ambientes e formatos tradicionais de aprendizagem, deixando de lado ou tendo um envolvimento muito superficial com os reais objetivos das pessoas, empresas e organizações. Temos um forte apelo na experiência de uso, que é pensada nos mínimos detalhes e oferece múltiplos pontos de contato com o conhecimento, com o refinamento por inteligência artificial.

E você, tem algum projeto em educação? Também quer ajudar a melhorar a qualidade do setor no país? Conheça o InovAtiva, você poderá ter os melhores mentores do seu segmento e acesso a investidores!

Compartilhar