Já pensou em fazer do empreendedorismo a sua principal resolução para 2018?

Já é final de janeiro, mas todo mundo continua fazendo planos para 2018. E se você decidir que esse é o ano para você virar empreendedor?

O sonho do empreendedorismo faz parte da vida de muita gente. Pessoas com boas ideias e espírito criativo que, às vezes, não entram de cabeça nesse sonho e adiam a realização dele. E se virar empreendedor e virar o próprio patrão for a sua resolução de ano novo?

Nós sabemos que essa não é uma decisão fácil e exige preparo e uma boa dose de coragem. Muitas pessoas se veem presas a um emprego que não gostam, uma vida que não é a que sonharam, mas ainda falta algo para dar o pontapé inicial.

Pensando em ajudar nisso, preparamos este conteúdo. Quer fazer do empreendedorismo a sua resolução de ano novo e cumprir a promessa? Então, fique ligado nestas dicas!

Por que em 2018?

O Brasil viveu uma crise muito grave nos últimos anos e viu a economia despencar e o desemprego disparar. No entanto, 2017 foi um ano de mudanças. Pela primeira vez depois de um período de baixas, o PIB voltou a subir e a expectativa é que feche o ano com uma taxa de crescimento de quase 1%.

A taxa de juros atingiu o nível mais baixo da história com seus atuais 7%. Se essa pode ser uma má notícia para quem tem investimentos especulativos, ela pode ser excelente para quem deseja investir em uma ideia e eventualmente precisará contar com algum tipo de financiamento. Enfim, o momento pode até não ser perfeito, mas ele está propício para qualquer um empreender.

Será que existe o momento perfeito?

Temos que ser realistas e admitir que não existe um momento perfeito para empreender. Ninguém está 100% preparado, o mercado nunca está livre da possibilidade de oscilações e nenhum empreendedor tem certeza de que a sua ideia vai dar certo até realizá-la.

O empreendedorismo sempre vai exigir que você sai da sua zona de conforto, confie em si mesmo e assuma riscos controlados. Por isso mesmo é que o espírito empreendedor é tão falado e admirado. São pessoas que sabem o que querem e não medem esforços para alcançar, ainda que não consigam prever o futuro.

É claro que não estamos falando para você pedir demissão do seu emprego amanhã e abrir o seu negócio em dois dias. O empreendedor inteligente também conta com uma boa dose de planejamento e preparação.

Como me preparar para empreender?

Existem dois aspectos principais da preparação. O primeiro diz respeito à viabilidade do negócio em sim. Você já sabe o que quer fazer? Depois de desenhar a sua ideia de negócio você deve analisar o mercado, seus futuros concorrentes, conhecer os clientes em potencial e avaliar se o seu produto ou serviço vai ser rentável.

Além da avaliação do negócio, você precisará se preparar financeiramente fazendo uma reserva de dinheiro para se manter e para investir no negócio. Comece já a cortar gastos desnecessários e poupar dinheiro.

O segundo aspecto diz respeito à sua preparação como empreendedor. Se ser dono de um negócio de sucesso é seu objetivo, entenda um aspecto fundamental: você precisará aprender constantemente.

Por isso, comece o quanto antes a sua jornada do conhecimento em empreendedorismo. Acompanhe blogs e sites, adquira livros e aproveite todos os recursos que estiverem ao seu alcance. Acesse o canal do YouTube do InovAtiva e assista os cursos abaixo:

Modelagem e validação da proposta de valor;

Propriedade intelectual;

Acesso a mercado;

Modelagem financeira;

Acesso a capital;

Negócios de Impacto.

Esses são excelentes conteúdos para você começar a sua preparação e ganhar mais confiança antes de colocar em prática seus objetivos de empreender.

E se tudo der errado?

Essa é a pergunta que assombra praticamente todos os empreendedores. O medo é natural e saudável para o ser humano. No entanto, não deixe que ele te paralise e impeça de realizar grandes feitos, tirar suas ideias do papel e alcançar seus objetivos.

Existem muitos casos de sucesso para você inspirar. Em quase todos os eles, os empreendedores têm algo em comum: são ousados e não desistem fácil. Portanto, se tudo der errado, você vai recomeçar com ainda mais determinação.

Por fim, lembramos que o caminho do empreendedorismo não é fácil, mas certamente é recompensador. Se prepare, faça seu planejamento financeiro, estude bastante e embarque com tudo nas suas ideias.

Ainda buscando inspiração para começar? Então confira abaixo alguns cases de sucesso!

PickCells

Mercatório

Aquarela

eMercado

Viajay

Compartilhar