Entenda a diferença entre hardware e software
Apesar de terem grafia e pronúncia parecidas, as tecnologias hardware e software se diferem, não apenas no significado, mas também na funcionalidade. Enquanto o hardware é um o conjunto de peças e equipamentos que fazem aparelhos eletrônicos (como computadores e celulares) funcionar, o software é a parte lógica desses dispositivos.
Responsável operação do hardware, o software manipula, instrui e envia os comandos necessários para a execução das atividades lógicas das máquinas, permitindo que o usuário interaja com todas as funcionalidades e acessórios de um computador, por exemplo.
Programas, sistemas operacionais e aplicações são alguns tipos de softwares. Eles são elaborados por meio da junção de inúmeros códigos e customizados de acordo com as tecnologias dos seus fabricantes. Quando um dispositivo é ligado, o software transmite impulsos, fazendo com que o hardware funcione.
Como esses dois artifícios são totalmente dependentes e sempre estão associados, é comum haver a confusão dos conceitos, mas hardwares e softwares são tecnologias diferentes.
Para saber mais, assista nosso webinar com o convidado Marcos Buson. Ele abriu sua primeira empresa de tecnologia com 17 anos e desde então ajudou a fundar mais de 10 empresas. Durante o bate-papo, ele deu dicas para que quer empreender com hardware ou para quem já está nessa jornada. Buson é responsável pelo programa de Pitch do Startup SC, Darwin Startups, IncTech, CoCreation Labs, Hotmilk, Inovativa, LabInvest, tendo treinado mais de 2 mil times.