Dúvidas Frequentes

Veja quais são as principais dúvidas sobre o processo seletivo para fazer parte da Comunidade InovAtiva!

Papel dos Líderes e Agentes de Comunidade

Líderes e agentes têm algum vínculo empregatício ou recebem salário?

A atuação como Líder de Comunidade e Agente Inovativa é pro bono, voluntária e de forma alguma caracteriza qualquer vínculo trabalhista com os realizadores e executores dos Programas: InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto e StartOut Brasil.

O que é ser Líder de Comunidade InovAtiva?

Líderes de Comunidades são pessoas voluntárias que têm a missão de fortalecer os ecossistemas estaduais de empreendedorismo. Eles atuam para fomentar uma comunidade de empreendedores, mentores e entusiastas em torno do tema do empreendedorismo, além de buscar oportunidades para toda Comunidade InovAtiva.

O papel dos líderes é mapear e identificar pontos de atuação para melhoria do Ecossistema local e articular com players regionais para fortalecimento da comunidade. É o responsável por representar o InovAtiva em seu estado e trabalhar em conjunto com os Agentes InovAtiva da sua região.

O que é ser Agente de Comunidade InovAtiva?

Os agentes são voluntários da rede InovAtiva, responsáveis pela divulgação do InovAtiva em sua cidade e região. Promovem eventos, divulgações e ações junto ao Programa, além de capacitações e conteúdos que ajudam o ecossistema regional. Tem por missão incentivar os empreendedores locais a submeterem propostas para os programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto e os apoiam nesse processo, viabilizando uma comunicação mais efetiva e direta entre os programas e empreendedores. Têm um papel de auxílio aos Líderes de Comunidade nas ações de desenvolvimento local.

Qual é o perfil de pessoas que estamos buscando?

Pessoas que tenham experiência e relação com os ecossistemas locais de inovação e empreendedorismo, principalmente as comunidades de startups. Buscamos pessoas proativas, que queiram mudar a realidade local através do empreendedorismo e todas suas vertentes. Acreditamos que nossa comunidade tenha como maior valor a troca e a conexão!

Qual a dedicação necessária semanalmente?

Para Líderes de Comunidade a indicação é ter de 3 a 4 horas semanais disponíveis.
Para Agentes a indicação é ter de 2 a 3 horas semanais disponíveis.

Sobre o processo seletivo

Quais são as fases do Processo Seletivo?

  • A primeira seleção será feita com base nas respostas do formulário, então preencha com carinho e atenção! Também teremos uma pontuação extra para nomes que forem indicados via esse formulário, então repassa e faz campanha para as pessoas que acha que tem que participar. Link: bit.ly/IndicaInovAtiva . O formulário fica aberto até dia 10 de janeiro de 2021.

  • Depois, lançaremos um desafio para as pessoas selecionadas, que acontecerá na segunda semana de janeiro (se programe!). Também teremos uma trilha de conteúdos opcional.

  • Passada a segunda etapa de seleção, teremos entrevistas para conhecermos melhor as pessoas aprovadas no desafio. Essas entrevistas serão realizadas por líderes de turmas passadas e pela equipe InovAtiva. Acontecerão até o dia 30 de janeiro de 2021. O resultado sai no dia 02 de fevereiro de 2021.

Preciso realmente gravar um vídeo?

Uma das entregas do formulário de inscrição é o vídeo, então ele é necessário, e é uma das únicas formas de analisarmos sua comunicação, motivação e engajamento com o processo de seleção também. Porém não precisa ser é uma super produção Hollywoodiana, pode ser algo simples, um vídeo gravado do celular, pode ser em formato selfie mesmo, somente para podermos te conhecer melhor. Beleza? Bom vídeo!

Como funciona o sistema de indicação?

O sistema de indicação foi criado para que as pessoas do ecossistema possam indicar nomes que elas acreditem que são bons representantes do estado e da comunidade que elas participam para participar da Comunidade InovAtiva. As pessoas inscritas que tiverem sido indicadas, terão pontuação extra no processo seletivo.

Quais critérios são avaliados?

– Conhecimento sobre startups
– Experiência no ecossistema
– Experiência em eventos
– Áreas de Networking e Relacionamento
– Motivação
– Comunicação e Oratória

Benefícios de fazer parte da Comunidade InovAtiva

Quais são os benefícios de entrar para a Comunidade InovAtiva?

  • Mentoria com Líderes Alumnis;
  • Webinars de qualificação mensais;
  • Conexão e colaboração com líderes e agentes de todo Brasil;
  • Reuniões recorrentes para apoio e acompanhamento em atividades;
  • Networking com toda Comunidade InovAtiva;
  • Aproximação com Startups e Empresas;
  • Conexão com parceiros locais e nacionais do InovAtiva;
  • Visibilidade em comunicações e rede do InovAtiva;
  • Possibilidade de ir para eventos regionais  e para o InovAtiva Experience com passagem e hospedagem pagas;
  • Ter uma rede de apoio para articular e desenvolver seu ecossistema local;
  • Ser um representante estadual/municipal do maior Programa de Aceleração do Brasil.

Vale a pena entrar na Comunidade? Quem já participou recomenda?

Nosso NPS respondido pela comunidade em 2020 é de: 99.5

Vamos deixar os depoimentos de alguns líderes e agentes do ano passado (2020):

Conheci pessoas maravilhosa e incríveis, fiz um networking enorme. Acima de tudo, ver que minhas ações surtiram um impacto positivo na minha região e por todo Brasil, me encheu de orgulho. Quero muito continuar causando esse impacto e acredito que seja essa a lição final do InovAtiva: causar impacto e desenvolvimento, de forma democrática, através de nossas ações e apoio mútuo.” – Aaron Campos, Agente InovAtiva em João Pessoa/PB

“O InovAtiva transforma pessoas e pessoas transformam o mundo! As conexões, os aprendizados, o compartilhar e o colaborar é o que torna a comunidade InovAtiva única e capaz de contribuir para um Brasil cheio de pessoas que criam oportunidades, resolvem problemas e buscam novas perspectivas.” – Karla Silva, Líder Veterana em Minas Gerais.

“Estar junto de pessoas com o mesmo propósito de transformar esse país através da inovação e empreendedorismo foi um enorme privilégio. Aprendi muito nessa jornada, conheci pessoas que passei a admirar e me inspirar, construindo relações que vou levar para vida toda. E o melhor de tudo, tenho um enorme orgulho de ter representado e levar o nome de Rondônia para todo o Brasil. Sem dúvida uma experiência que irá ficar marcada. Obrigado InovAtiva!” – Alexandre Mori, Líder de Comunidade em Rondônia.

Ficou com dúvidas?

Mande para a gente pela nossa página de contato.

inovativa@inovativabrasil.com.br