Gomining é destaque na categoria saúde e educação do InovAtiva Brasil 2020.1
A Gomining, localizada em Caxias do Sul (RS), é uma startup focada na análise e avaliação automática de textos. Em julho de 2020, ela apresentou seu pitch para a maior banca de investidores do país durante o InovAtiva Experience, onde conquistou público e foi eleita como destaque na categoria Saúde e Educação.
Segundo Daniel Epstein, CTO da empresa, o Experience, evento de conclusão do ciclo de aceleração, foi uma excelente oportunidade para realizar networking e aprimorar seu pitch, com base nos feedbacks recebidos dos mentores e investidores que assistiram sua apresentação no Demolation.
“Nos inscrevemos no InovAtiva para tentar entender melhor o mundo empresarial e podermos tomar decisões relacionadas aos produtos e à empresa com mais embasamento. O programa estava muito bem organizado e executado. Todo o suporte foi excelente”, comenta Epstein.
Sobre a Gomining
A ideia surgiu durante o estudo para o doutorado. Ao final de cada semestre, Epstein e seus sócios (assim como praticamente todos os professores EaD do país) se viam diante de uma quantidade gigantesca de redações para corrigir. Essa atividade se tornou um fardo, visto que era impossível fornecer comentários personalizados quando se tinha milhares de textos para revisar em poucos dias.
“Pensamos que deveria ter uma forma de avaliar os estudantes de maneira automática, para de fato fornecer um feedback personalizado e ajudar aqueles que precisavam. Com isso, surgiu a pesquisa inicial na área de mineração de textos e análise de conteúdo, o que futuramente foi desenvolvido como uma solução de negócio escalável e fácil de integrar em qualquer ambiente virtual de aprendizagem”, relembra o empreendedor.
Após identificar o problema, um time interdisciplinar altamente qualificado desenvolveu algoritmos de mineração de texto e inteligência artificial. Esses especialistas, dois Doutores na área de Informática na Educação pela UFRGS e uma Mestra em Marketing, tornaram-se os sócios fundadores da Gomining, startup que analisa redações de estudantes e fornece feedback personalizado, ao mesmo tempo que disponibiliza dados e métricas para sinalizar às instituições de ensino e professores quais são os alunos que apresentam maiores dificuldades.
“As possibilidades de aplicações da tecnologia são inúmeras, desde correção de vestibulares e ENEM até internacionalização do produto. Porém, como a nossa equipe ainda tem uma forte raiz de pesquisa e docência e pouca experiência na área de gestão e financeira, não sabíamos ao certo como proceder ou escolher a melhor forma para a empresa crescer. O InovAtiva nos ajudou a dar uma direção para a startup”, finaliza o CTO.