InovAtiva de Impacto – Conheça as Startups InovAtiva aprovadas!

Como é de conhecimento, o InovAtiva Brasil traz em seu DNA, a inovação. Assim, alinhados com a necessidade de aprimorar e inovar, o InovAtiva criou uma nova vertente para o programa: o InovAtiva de Impacto, uma versão diferenciada voltada para o tema impacto social e ambiental. Mas que história é essa de negócios de impacto […]

Como é de conhecimento, o InovAtiva Brasil traz em seu DNA, a inovação. Assim, alinhados com a necessidade de aprimorar e inovar, o InovAtiva criou uma nova vertente para o programa: o InovAtiva de Impacto, uma versão diferenciada voltada para o tema impacto social e ambiental. Mas que história é essa de negócios de impacto social? São empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável, ou seja, foram criados com a clara intenção de contribuir para a solução de um problema social e/ou ambiental e simultaneamente visam ao lucro. Quais suas principais características?
  • Missão – a constituição da startup ocorreu com o propósito de contribuir para a solução de um problema social ou ambiental?
  • Centralidade – a resolução desses problemas sociais ou ambientais eleitos como propósito na fundação da startup seguem sendo um tema central e prioritário?
  • Governança – a estrutura decisória ou consultiva da startup é colaborativa? Ela incorpora e dá voz a atores externos envolvidos nesses problemas sociais ou ambientais?
  • Equilíbrio de princípios – Lucro e preocupação socioambiental têm a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócios?
  • Relações de consumo – Sua startup busca incentivar o consumo responsável?
Se a maior parte das respostas às provocações acima tiver sido SIM, a startup é ou pode vir a ser um negócio de impacto. Confira abaixo as selecionadas para o módulo de Impacto do InovAtiva Brasil 2016.2:
EmpreendedorStartupCiclo de AceleraçãoCidadeUFSetor
Alexandre LeripioSumá2016.2Balneário CamboriuSCConsumo e produção sustentáveis
Carla ZeltzerTecZelt - FazGame2014Rio de JaneiroRJEducação
Eduardo BarrosDinocode2016.1São PauloSPEducação
Elyr TeixeiraSenfio2014RecifePESaúde e bem estar
Emily Yoko Yamamoto TeruiTey Renováveis2016.2SorocabaSPEnergia acessível e limpa
Jorge ProençaKiduca2016.2SorocabaSPEducação
Julio FigueiredoPOP Recarga - inPDV2015Belo HorizonteMGAcesso a serviços financeiros
Matheus Soares GeraldiRainMap Sistemas Sustentáveis2016.2FlorianópolisSCMeio ambiente e mudanças do clima
Paulo FaulstichUrbotip2015PelotasRSCidades e comunidades sustentáveis
Pedro Marton PereiraePHealth2016.1FlorianópolisSCSaúde e bem estar
Roberto SarettaFlipWash2015São PauloSPGeração de emprego, renda e crescimento econômico
Rogerio Junqueira MachadoReciclapac2014São PauloSPIndústria, inovação e infraestrutura
Rose ConteAcquaconte - Infiltradores Soluções Hídricas Sustentáveis2016.1LondrinaPRMeio ambiente e mudanças do clima
Sergio Mainetti Jr.CaridadX2014CuritibaPRCidadania, cultura, lazer e acessibilidade
Wellington VidaurreTransformar2016.1Corumbá/Campo GrandeMSIndústria, inovação e infraestrutura
As startups selecionadas receberão mentoria especializada durante o mês de novembro. No dia 5 de dezembro, nosso Demoday, haverá uma banca especial, onde as startups selecionadas apresentarão suas soluções para investidores e membros do ecossistema nacional de negócios de impacto. As startups finalistas do ciclo InovAtiva Brasil 2016.2 apresentarão em duas bancas. Essa é uma das grandes vantagens para as startups selecionadas pelo InovAtiva de Impacto é que elas terão a oportunidade de se apresentar para duas bancas de investidores, uma formada pelos investidores do InovAtiva Brasil, e outra pelos investidores do InovAtiva de Impacto. Parabéns às Startups aprovadas!
Compartilhar