Manual dos Participantes

Tire todas as suas dúvidas sobre o evento mais esperado do ano!

O evento será uma experiência totalmente online.

Sim, o futuro é agora – Você pode estar no Nordeste, Sul, Norte do país… não importa. Em uma imersão online, todos os empreendedores e parceiros do InovAtiva Brasil poderão desfrutar de mais um InovAtiva Experience cheio de novidades sentados na poltrona de casa!

Para acessar o evento, você vai receber a sua grade personalizada por e-mail (10/07) com todas as informações importantes sobre sobre cada um dos dias e com todos os links de acesso ao Zoom, plataforma em que acontecerão as atividades obrigatórias, além de dicas de como participar de nosso ambiente de interação online, o Discord

Recomendamos sempre acessar as atividades com pelo menos 15 minutos de antecedência para testar sua conexão.

AVISOS IMPORTANTES

Quem pode participar? Até 2 pessoas por startup.

A participação é obrigatória? Para receber o certificado de Startup Acelerada InovAtiva Brasil e ter acesso aos benefícios do programa, a participação em todas atividades do evento é obrigatória.

A grade personalizada de cada participante será enviada por e-mail com os links referentes a cada atividade.

Qual o formato do pitch? Formato de vídeo de até 3 minutos em .mp4, compartilhado em um link do Google Drive com acesso liberado.

Períodos de entrega do pitch: Versão para o Demolation de 06 a 12/07 e Versão para o Demoday de 18 a 22/07  (Mais informações)

COMO ACESSAR AS ATIVIDADES?

Atividades Obrigatórias: Para ser uma acelerada você deve participar de todo evento e estar presente no horário marcado em sua grade personalizada. Se qualquer coisa acontecer nos comunique imediatamente por e-mail (inovativa@inovativabrasil.com.br) ou pelo WhatsApp (48 9620-7367). Cada situação será analisada individualmente.

Programação Aberta ao Público: Essas atividades (painéis, palestras e cerimônia de encerramento) poderão ser compartilhadas com o time da sua startup! Basta acessar o nosso Canal do Youtube, onde elas serão transmitidas ao vivo.

 

QUAIS PLATAFORMAS SERÃO UTILIZADAS?

Utilizaremos 2 principais ferramentas durante o evento. Recomendamos que você instale e teste as duas pelo menos um dia antes do evento:

Zoom: Plataforma oficial das atividades obrigatórias como as bancas do Demoday e do Demolation. (Mais detalhes aqui)

Discord: Ferramenta de integração com salas de networking para conexão dos participantes. A plataforma já está ativa e você pode acessar para interagir com outras startups do ciclo! (Mais detalhes aqui)

O acesso ao ambiente do Discord e do Zoom é exclusivo aos participantes do evento, que receberão seus links únicos e intransferíveis por e-mail. 

CHECKLIST DE ACESSO

  • Procure um local silencioso em que você possa abrir a câmera e o áudio
  • Teste sua conexão e garanta uma internet boa para conseguir acessar a transmissão
  • Prefira sempre o uso do computador ao invés de dispositivos mobile
  • Programe-se para entrar no mínimo 15 minutos antes de cada atividade para checar todas as funcionalidades do seu computador e evitar problemas com a conexão ou de acesso à sua sala.

 

Zoom – Ferramenta oficial das atividades obrigatórias

Sobre a ferramenta

Utilizaremos o Zoom para as atividades obrigatórias da programação de conteúdo, incluindo as Mentorias Abertas, o Painel e a Palestra Oficial, e para as bancas do pitch do Demolation e do Demoday.

Devo instalar o programa?

Nossa indicação é que você faça a instalação do programa com antecedência para não ter problemas no dia do evento. Para realizar a instalação do Zoom, primeiramente você deve realizar o download do aplicativo de acordo com o aparelho que esteja utilizando. 

  • Dispositivos com o sistema operacional Windows ou Mac OS, basta acessar o site principal https://zoom.us e realizar o download através do link presente no rodapé do site.
  • Dispositivos com o sistema operacional iOS, visite a App Store e pesquise por “Zoom”.
  • Dispositivos com o sistema operacional Android, visite a Google Play e pesquise por “Zoom”.

Após o download da aplicação, a instalação é simples e guida através do próprio instalador. Caso esteja tendo dificuldade em instalar o software no ambiente Mac OS, é necessário ir até preferência do sistema e autorizar a instalação de aplicações baixadas fora da Mac App Store. 

Como acessar

Você deverá utilizar o link recebido por e-mail acessando no mínimo 15 minutos antes do horário previsto. Você será redirecionado para o aplicativo do Zoom que deverá estar instalado em seu computador ou dispositivo móvel. Dê sempre prioridade ao uso do computador!

Como entrar na minha banca

O link enviado por e-mail é único e intransferível, ele terá todas as informações de acesso às salas que sua startup irá participar. Antes, é muito importante observar os seguintes pontos:

  1. Cada link possui um número de identificação com 9, 10 ou 11 dígitos exclusivos para a sala de acesso. Caso não esteja conseguindo entrar, verifique se o link possui a quantidade de números mínima.
  2. Apesar do Zoom oferecer a opção de chamada telefônica, apenas a opção de acesso por link via computador ou dispositivo móvel será disponibilizada. 

Observada às informações acima, clique no link, caso esteja acessando através de um PC ou Mac, você será direcionado para uma página web em seu navegador padrão, que vai iniciar o download do Zoom em sua máquina ou irá iniciar o programa caso já esteja instalado. Se você acessar de um dispositivo móvel, o procedimento será o mesmo, tanto no Android, quanto no iOS.

Ainda com dúvidas sobre como acessar uma atividade? É só entrar neste link e conferir junto aos tutoriais oficiais do Zoom.

Configuração e Testes

 O Zoom oferece uma série de configurações que te permitem verificar diferentes aspectos do programa. Através das mesas é possível realizar testes de áudio e vídeo.

Localize às guias de configuração na caixa de diálogo principal ou na barra de menus da reunião. Após clicar em configurações, você terá as seguintes opções:

  1. Geral: é possível selecionar preferências padrão;
  2. Áudio: é possível testar, selecionar e ajustar seus altos-falantes e microfone;
  3. Vídeo: é possível testar e selecionar sua câmera de vídeo;
  4. Feedback: é possível encaminhar comentários ou feedbacks de usabilidade;
  5. Gravação: é possível procurar/abrir gravações realizadas; 
  6. Conta: é possível verificar os detalhes da sua conta;

Checklist da Ferramenta

É muito importante que você realize o download do Zoom antes do início do evento e mantenha o programa atualizado. Dessa forma você garante que conseguirá usufruir por completo de toda a experiência disponibilizada. 

Vamos te ajudar com um checklist:

  • Verifique se o seu aplicativo está instalado e atualizado;
  • Verifique a estabilidade de conexão disponível em seu ambiente de trabalho/casa;
  • Caso esteja no ambiente de trabalho, verifique se a rede do local permite a utilização do Zoom, pois do contrário, você não conseguirá realizar a conexão com às salas de atividades;
  • Verifique se o seu microfone, webcam e saída de áudio estão funcionando, afinal, queremos muito que você interaja durante às atividades.

Discord – Ferramenta oficial de integração

Sobre a Ferramenta

Plataforma de networking, interação e conexão entre os participantes. 

No canal do InovAtiva Experience, faremos as comunicações do evento e teremos salas para que você possa apresentar sua startup, conhecer os outros participantes, acessar os conteúdos e se conectar com stakeholders. 

A programação do Discord inclui desafios e diversas atividades exclusivas!

Devo instalar o programa?

É possível acessar o Discord tanto no próprio navegador quanto baixando a versão do aplicativo. Para acessar no navegador basta acessar o link: https://discord.com/app

  • Dispositivos com o sistema operacional Windows ou Mac OS, basta acessar o site principal https://discord.com/new e realizar o dowload através do botão “Baixar para Windows”.
  • Dispositivos com o sistema operacional iOS, visite a App Store e pesquise por “Zoom”.
  • Dispositivos com o sistema operacional Android, visite a Google Play e pesquise por “Zoom”.

Após o download da aplicação, a instalação é simples e guiada através do próprio instalador. Caso esteja tendo dificuldade em instalar o software no ambiente Mac OS, é necessário ir até preferência do sistema e autorizar a instalação de aplicações baixadas fora da Mac App Store. 

Como acessar

Para ingressar na área de integração, você precisará apenas de uma conta gratuita do Discord e do link de convite recebido por e-mail.

O registro da sua conta no Discord é um processo rápido e simples. Se você ainda não tem uma conta, você pode se registrar por aqui https://discord.com/register.

Como usar a plataforma

Os usuários do Discord são separados por “Cargos” e cada participante do evento será identificado de acordo com sua atividade no programa. Você deverá se identificar no canal “Credenciamento” clicando no ícone correspondente.

Você encontrará as instruções de como acessar as salas e os conteúdos nos canais e “Informações Gerais”. 

Caso tenha alguma dúvida, você poderá entrar em contato com os perfis dos cargos de “Organização” ou no canal “Ajuda”.

Indicamos fazer o cadastro na plataforma e baixar o aplicativo com antecedência. No vídeo ao lado mostramos como acessar e utilizar o Discord.

Acesse aqui o Guia para Iniciantes

Qual nome de usuário utilizar?

Você pode colocar qualquer nome de usuário. Indicamos o formato [PRIMEIRO NOME DO EMPREENDEDOR] – [NOME DA STARTUP]

Como acessar as salas

Assim como em todo evento, antes de acessar as atividades você deverá fazer o seu credenciamento, identificando seu perfil como de “Empreendedores” ou “Mentores”.

Quando você acessar o Discord pela primeira vez vão aparecer os seguintes #canais: 

  • #credenciamento – É onde você vai identificar seu perfil de participante para ganhar cargos e acessar mais canais. Clique no item correspondente ao seu perfil e selecione áreas de interesse para acessar mais oportunidades do evento! 
  • #informações-gerais – Canal de avisos, sem interação, em que vamos passar as principais explicações tanto sobre o evento quanto sobre o Discord
  • #ajuda – Exclusivo para suporte do programa durante o evento. está com dificuldades? precisa de apoio para resolver uma situação? entre em contato conosco por aqui, teremos uma equipe de plantão para te apoiar!

Dinâmicas de integração

As informações sobre o evento serão postadas regularmente no canal.

Teremos desafios diários de integração a partir do dia 17/07. Os participantes premiados aparecerão em nossas redes sociais, não perca!

Principais Canais – As mensagens fixadas têm as orientações sobre a finalidade de cada canal, indicando como serão as interações e possibilidades. As salas com o símbolo ? são Canais de Áudio em que você pode se conectar utilizando o vídeo e o microfone com outros participantes.

Categorias:

  • ? Networking – espaço oficial para conexão e interação entre todos os participantes. faça sua apresentação, conecte-se com uma startup da sua área para benchmarking ou converse com aquele contato estratégico!
  • ? Áreas de Interesse – Conecte-se com uma startup da sua área para benchmarking!
  • ? Desafios – Quer divulgar sua startup nas redes sociais do InovAtiva? é aqui que vamos divulgar os desafios de interação. preste atenção às regras e boa sorte!
  • ? Conteúdos – É onde você vai encontrar aquela apresentação da palestra que estava procurando. se tiver materiais pra indicar também será muito bem-vindo! 
  • ? Vitrine de Startups – Além de conexão, nosso objetivo do evento é colocar você no palco! Crie um canal para sua startup com fotos, vídeos ou outras informações do seu negócio e direcione mentores e investidores para conversar diretamente com você por aqui!
  • ? Parceiros – Aceleradoras, incubadoras e fundos de investimentos também têm seu espaço no InovAtiva Experience! conheça as soluções e entre em contato com eles para saber mais.

Plantão de Dúvidas

Não sabe qual a sua sala ou não encontra o seu link? Não se preocupe! Estaremos com a equipe de plantão no canal “Ajuda” para solucionar suas dúvidas pelo Discord, E-mail e Whats do InovAtiva.

Configurações e Testes

Você pode alterar seu perfil no ícone “Configurações do Usuário” alterando nome, foto e idioma, além das configurações de notificação e privacidade. O Modo Escuro é o padrão do Discord, mas é possível mudar clicando em “Aparência” e alterando o “Tema”. 

Existem 3 opções dentro do Menu Aparência:

  • Tema Escuro: Padrão
  • Tema Claro: Clicar na opção “Claro” no menu Tema
  • Tema Claro com Barra Lateral Escura: Clicar na opção “Claro” no menu Tema e na opção “Barra Lateral Escura” no menu Acessibilidade.

Programação

Quais os prazos do envio do pitch?

Para o Demolation (18/07), o pitch deverá ser enviado do dia 06/07 até 12/07. Já para o Demoday (27/07), o prazo vai do dia 19/07 até 22/07. O envio dos arquivos será por formulário, através de um link que será enviado no e-mail cadastrado na nossa plataforma de mentoria.

Essas entregas são obrigatórias. Caso não sejam feitas no tempo estipulado, isso poderá comprometer a continuidade da startup no processo de aceleração do InovAtiva Brasil.

Então fique atento aos prazos e ao seu e-mail! Estamos na reta final e caso tenha qualquer problema não deixe de comunicar o seu gestor de relacionamento ou entrar em contato conosco.

Demolation | Como funciona?

  • A dinâmica do Demolation funciona como um treinamento da apresentação de pitch. Ao apresentar sua solução você receberá feedbacks de uma banca qualificada de mentores especialistas.
  • Para participar, você deverá ter enviado o video do pitch previamente (até dia 12/07). No dia, nossa equipe vai passar os vídeos de todas as startups da banca, deixando sempre um intervalo destinado aos feedbacks da sua solução e apresentação.
  • Cada vídeo de pitch deverá ter a duração máxima de 3 minutos.
  • O momento de feedback dos mentores será de 8 minutos para cada startup, em que você poderá abrir câmera e áudio para responder as dúvidas.
  • A startup deverá participar somente da banca em que está alocada.

Mentorias Abertas | Como funciona?

  • Com base na pesquisa feita com as startups aceleradas, selecionamos os temas das duas sessões de mentoria que irão ocorrer durante o dia 25/07. Lembramos que cada pessoa inscrita terá acesso a uma grade personalizada e para acessar as sessões em que está alocado você deverá utilizar os links recebidos no seu e-mail.
  • Cada sessão terá a duração de 1h15, em uma dinâmica de perguntas e respostas. Venha preparado, pensando em pontos que você gostaria de perguntar!

Domingo da Comunidade | Como funciona?

Atividades não obrigatórias, com dinâmicas de conteúdos opcionais para os participantes do Experience. 

Com representantes de cada região do Brasil, será o dia da nossa Comunidade InovAtiva, que reúne os líderes, agentes e disseminadores. A agenda, que vai das 13h às 19h30, inclui:

  • Nordeste – Mesa – Startups inovAtiva Aceleradas
  • Centro-oeste – Painel Celeiros de oportunidades
  • Sudeste – Painel sobre o mercado de EdTechs
  • Sul – Talk sobre Investimento
  • Norte – Mesa com Representantes das comunidades 
  • Talk sobre regiões – Roda de conversa

Demoday | Como funciona?

  • Dinâmica em que você vai apresentar a sua solução para a maior banca de investidores do Brasil e ter a oportunidade de se conectar para ampliar a sua rede de networking.
  • Para participar você deverá enviar a versão final do vídeo do pitch dentro do período de 19/07 a 22/07. Essa entrega é obrigatória e sem ela você não poderá participar do Demoday, não se tornando uma acelerada.
  • Serão 5 bancas simultâneas, de um total de 14, e cada empreendedor participará somente da banca em que estiver alocado. Você encontrará o link de acesso na sua grade personalizada, que será enviada por e-mail. 
  • Durante o Demoday, passaremos o vídeo do pitch (máximo 3 min) de cada startup da banca.
  • Após a apresentação do vídeo haverá um momento de 3 minutos onde os investidores poderão fazer considerações ou perguntas sobre a solução. Nesse momento você poderá abrir câmera e áudio para responder as dúvidas.
  • Para finalizar, após todas as apresentações, haverá a votação das Destaques.
  • Após a votação, a equipe do InovAtiva irá contabilizar os pontos para eleger a Startup Destaque de cada banca.
  • Lembrando que todas as startups que se apresentarem no Demoday receberão o título de startup Acelerada InovAtiva

Startups Destaques | Quais os critérios?

  • No final de cada banca do Demoday, realizaremos uma votação somente com os investidores e mentores presentes do início ao fim da realização.
  • Serão avaliados os seguintes pontos: inovação, maturidade da solução, tamanho de mercado, equipe e escalabilidade.
  • Após a votação, a equipe do InovAtiva irá contabilizar os pontos para eleger a Startup Destaque de cada banca.
  • Os resultados serão divulgados somente na live de encerramento do evento, que ocorrerá às 17h na segunda-feira (27), com transmissão ao vivo no YouTube.

Programação Aberta - YouTube

Apesar do evento ser fechado, iremos disponibilizar algumas atividades ao vivo em nosso canal do YouTube:

  • Painel sobre investimento
  • Palestra Principal com o Ebanx
  • Domingo da Comunidade
  • Cerimônia de Encerramento

Você pode compartilhar com toda a equipe para todo mundo assistir! Link para acessar e compartilhar: https://www.youtube.com/inovativabrasiloficial/

Gamificação

Avaliações

Algumas atividades do evento deverão ser avaliadas pelos participantes:

  • Cada sessão de mentoria (totalizando 2)
  • Painel sobre Investimento
  • Palestra Principal com o Ebanx

Além de contribuir para fazermos do Experience um evento ainda melhor, essas entregas farão parte da gamificação do evento. Avaliando você concorrerá a prêmios incríveis!

*Só as startups poderão participar da gamificação, podendo ser somente um representante por startup.

Desafios Gamificação

  • Para ganhar pontos na Gamificação você deverá fazer todas as avaliações (mentorias, palestra e painel) e também participar dos desafios do Discord.
  • Teremos um dashboard para você acompanhar em tempo real o ranking e ver quem está na frente. Ali você também vai encontrar onde deve fazer as avaliações (Acesse aqui)
  • Fique atento! Somente quem fizer todas as avaliações terá a possibilidade de ganhar os prêmios que estamos preparando.

As premiações serão somente para os primeiros colocados. Confira as recompensas:

  • #Top1 – Rodada de negócios com fundos de investimento
  • #Top2 – Webinar de mentoria aberta com dois mentores top
  • #Top3 – Arte de divulgação nas redes sociais do InovAtiva com Startup Mais Engajada

Desafios Discord

  • Teremos desafios diários de integração a partir do dia 18/07. Os participantes premiados aparecerão em nossas redes sociais, não perca!
  • Serão 5 desafios em que você deverá postar fotos de acordo com os temas dos desafios nas salas do Discord. Vamos avaliar o número de reações, então você terá que engajar sua comunidade e usar a criatividade!
  • A Contabilização Final e Premiação dos vencedores será feita às 18h do dia 27/07.

As premiações serão somente para as fotos com mais reações. Recompensas:

  • Postagem Redes Sociais
  • Stories com os vencedores de cada desafio

Ainda está com dúvidas?

Execução

Realização

inovativa@inovativabrasil.com.br