Conheça os líderes, agentes e disseminadores que se destacaram no InovAtiva Brasil
Com os ciclos de aceleração 20.2 dos programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto chegando ao fim, foi lançado o Ranking da Comunidade InovAtiva, que reconhece os líderes, agentes e disseminadores mais atuantes ao longo do semestre. A classificação dá destaque aos voluntários que promoveram, na região onde estão inseridos, ações ligadas aos programas.
Confira o resultado em cada categoria:
Ranking Líderes
- Fabiano Nagamatsu (MS)
- Alexandre Mori (RO)
- Karla Susiane Pereira (AM)
- Frederico Bombonatti (SP)
- Edson Rodrigues da Silva (AL)
Com a missão de fortalecer os ecossistemas regionais de empreendedorismo, eles mapeiam os pontos de melhoria para a sua comunidade e articulam iniciativas com players locais para estimular a inovação no seu estado.
Ranking Agentes
- Luciana Homrich (SC)
- Marcos Eduardo (SP)
- Aaron Campos (PB)
- Gabriela Melo (MG)
- Aretusa Martins (MG)
Responsáveis pela divulgação do InovAtiva em sua região, promovem ações e capacitações, incentivando os empreendedores locais a submeterem seus projetos aos programas de aceleração do hub.
Ranking Disseminadores
- Fernanda Caldeira (SC)
- Alexandre Uehara (SP)
- Vanessa Cavalcanti (AL)
- Jussiane Siqueira (SC)
- Camila Fernanda (PR)
Focados na comunicação, atuam de forma a propagar informações sobre o InovAtiva Brasil em sua comunidade por meio de publicações na mídia, redes sociais e ações locais.
Sobre o ranking Comunidade InovAtiva
Para chegar ao resultado final, os voluntários foram avaliados em quatro categorias:
- Fomento: número de eventos realizados para a divulgação do hub, quantidade de startups inscritas e acompanhamento destes cadastros;
- Comunicação: contribuição com conteúdo para newsletter, blog e pautas; divulgações regionais e participações em webinars;
- Conexão: volume de projetos de fomento ao ecossistema;
- Qualificação & Engajamento: participação em reuniões, comunicações, atividades e treinamentos.
Além disso, as diferenças de realidades em cada estado também são levadas em consideração. Antes da avaliação das categorias acima, foi criado um radar de maturidade para definir o peso das notas em cada localidade. Neste mapeamento, foram consideradas as percepções registradas pelos três grupos de representantes em relação a suporte, acesso a capital, ambiente regulatório, talentos e acesso a mercado na região onde estão situados. Assim sendo, quanto menor a maturidade do ecossistema, maior é o coeficiente de equiparação multiplicado por cada uma das notas.
Sobre a Comunidade InovAtiva
Com o intuito de capilarizar a atuação do InovAtiva Brasil, o hub conta com a ajuda de 29 líderes de comunidades, 35 agentes e 165 disseminadores espalhados por todas as unidades federativas do país. De forma voluntária, eles ajudam a propagar a marca ao promover ações regionais de incentivo ao empreendedorismo.
Conheça o pilar Ecossistema do InovAtiva.