Seja um mentor do InovAtiva Brasil

Faça parte dessa rede seleta e conecte-se com as melhores startups do país!

Por que ser um mentor InovAtiva Brasil?

  • Networking

    Ter acesso a conhecimentos e contatos novos, aprendendo com o processo de ajudar o mentorado.

  • Give Back

    Ajudar empreendedores iniciantes no momento em que eles mais precisam, tendo uma oportunidade de “give back” pela ajuda que já receberam.

  • Liderança

    Desenvolver habilidades de liderança, como comunicação, planejamento estratégico, visão sistêmica de negócios e flexibilidade.

  • Oportunidade

    Oportunidade privilegiada para encontrar potenciais fornecedores, inovações, talentos, investimentos, parceiros comerciais, entre outros.

Saiba mais:

Como são feitas as sessões de mentoria?

As mentorias normalmente acontecem via telefone ou internet (Skype, Google Hangouts, entre outros) ou presencialmente, caso mentor e empreendedor estejam na mesma cidade e assim decidam, em encontros quinzenais.

O InovAtiva é um programa contínuo, com ciclos seguidos de seleção de startups e mentoria. Entrando para a nossa rede de mentores, você será informado sobre o calendário e o comprometimento necessário em cada ciclo de aceleração para poder confirmar o interesse e disponibilidade de participar de cada edição.

Com quanto tempo o mentor do InovAtiva terá que se comprometer?

De forma geral, em cada ciclo de mentoria do InovAtiva, pedimos aos mentores uma disponibilidade de 4 a 6 horas por mês, em sessões de mentoria quinzenais, por um período de quatro meses, para trabalharem com os empreendedores (considerando o tempo das sessões de mentoria mais a preparação necessária para conhecer e avaliar o negócio da startup).

Esses prazos podem variar de acordo com os números de mentores da rede e de empreendedores selecionados, bem como depender do que cada mentor pode oferecer e do que cada empreendedor precisa.

O mentor é remunerado?

A mentoria no programa InovAtiva Brasil é voluntária e não-remunerada.

Como me torno um mentor InovAtiva?

Se você tem perfil e interesse em ser um mentor InovAtiva, clique aqui. Seu perfil será avaliado pela equipe InovAtiva e, caso seja compatível, você receberá um convite por email para nos repassar mais detalhes do seu perfil profissional e agendar uma conversa com nossa equipe. Nessa conversa lhe explicaremos melhor o programa, compreenderemos melhor seu perfil e ajustaremos expectativas. Após esta entrevista um comitê interno fará a análise e emitirá o parecer final do processo de admissão.

As mentorias são avaliadas?

A cada ciclo, é feita uma avaliação da participação dos mentores, quanto são avaliados o engajamento e participação nas atividades, levando em consideração  o feedback das startups mentoradas anteriormente. Esta avaliação serve como base para a continuidade no programa. Veja mais detalhes no nosso regulamento.

Depoimentos de mentores

“Aprendemos com as Startups a ver os problemas por outro ângulo que o mundo corporativo, em geral, nos cerceia – tudo é possível, rápido, simples e pode ser apaixonante – e isto provoca reflexões dentro das nossas organizações.”
Ítalo FlammiaCIO na Porto SeguroLinkedIn

“As startups que chegam para nós, investidores, através do InovAtiva estão muito bem preparadas e capacitadas para fazer um pitch mais profissional. O InovAtiva é um excelente exemplo de política pública nos melhores níveis internacionais, tem a qualidade que a gente desejaria que resto do governo brasileiro tivesse em todas as outras áreas.”

Claude RicciInvestidor-anjo da Harvard Angels Brasil e Anjos do BrasilLinkedIn

“O InovAtiva Brasil é um importante complemento para o ecossistema brasileiro de startups. Já temos diversas aceleradoras privadas, investidores anjo e fundos, mas o governo federal vem para agregar valor, com capacitação e orientação para ajudar essas startups a se prepararem para o mercado.”

João Kepler BragaInvestidor Anjo e Partner na Bossa Nova InvestimentosLinkedIn
“É gratificante contribuir com o ecossistema empreendedor brasileiro por meio de um programa bem estruturado e enriquecedor como o InovAtiva Brasil. Atuar como mentora neste programa significa, para mim, fomentar este ambiente inovador ofertando conhecimento, experiência e construindo links dentro de uma rede de contatos extremamente empreendedora.”
Lygia MagachoSócia na BRAIN Venture, Professora na PUC-Rio, Consultora na FORTECLinkedIn

Saiba mais sobre o InovAtiva Brasil

Realizado pelo Ministério da Economia e Sebrae, e executado pela Fundação CERTI, o InovAtiva Brasil é o maior e mais abrangente programa de aceleração de startups do país. O InovAtiva oferece, gratuitamente, capacitação, mentoria, conexão e visibilidade a empreendedores inovadores.

Cada edição do InovAtiva dura aproximadamente quatro meses e seleciona até 130 startups para o programa de aceleração – são dois ciclos realizados a cada ano. Já são 840 startups aceleradas em todas as regiões do país, em 9 edições do programa. Mais informações.

inovativa@inovativabrasil.com.br