Seja um Mentor do InovAtiva Brasil

Faça parte dessa rede seleta e conecte-se com as melhores startups do país!

Porque ser um mentor InovAtiva Brasil?
InovAtiva Brasil Networking
Ter acesso a conhecimentos e contatos novos, aprendendo com o processo de ajudar o mentorado.
InovAtiva Brasil Give Back
Ajudar empreendedores iniciantes no momento em que eles mais precisam, tendo uma oportunidade de “give back" pela ajuda que já receberam.
InovAtiva Brasil Liderança
Desenvolvimento de habilidades de liderança, como coaching.
InovAtiva Brasil Oportunidade
Oportunidade privilegiada para encontrar potenciais fornecedores, inovações, talentos, investimentos, parceiros comerciais, entre outros.

Quem são os mentores do InovAtiva?

Os mentores do InovAtiva Brasil são convidados e selecionados com base na sua experiência e no que podem contribuir para o desenvolvimento das startups selecionadas pelo programa.
  • Empreendedores experientes de negócios ligados a tecnologia.
  • Altos executivos de médias e grandes empresas, com experiência em áreas finalistas da empresa.
  • Investidores-anjo e executivos de fundos de investimento focados em empresas de tecnologia.
  • Consultores de negócio experientes e com foco em empresas inovadoras.

O que um mentor faz?

O mentor aconselha e inspira o seu mentorado. Em termos práticos, os mentores:
  • Dão orientações e sugestões práticas de como o mentorado pode melhorar o negócio e posicionar a startup no mercado, com base na sua experiência anterior;
  • Apresentam contatos que podem ajudar o mentorado a desenvolver o seu negócio;
  • Recomendam outras fontes de conhecimento que podem ajudar na formação e no desenvolvimento pessoal e profissional do mentorado.

Como são feitas as sessões de mentoria?

As mentorias normalmente acontecem via telefone ou internet (Skype, Google Hangouts, entre outros) ou presencialmente, caso mentor e empreendedor estejam na mesma cidade e assim decidam, em encontros quinzenais. O InovAtiva é um programa contínuo, com ciclos seguidos de seleção de startups e mentoria. Entrando para a nossa rede de mentores, você será informado sobre o calendário e o comprometimento necessário em cada ciclo de aceleração para poder confirmar o interesse e disponibilidade de participar de cada edição.

Quanto tempo o mentor do InovAtiva terá que se comprometer?

De forma geral, em cada ciclo de mentoria do InovAtiva, pedimos aos mentores uma disponibilidade de 4 a 6 horas por mês, em sessões de mentoria quinzenais, por um período de quatro a seis meses, para trabalharem com os empreendedores (considerando o tempo das sessões de mentoria mais a preparação necessária para conhecer e avaliar o negócio da startup). Esses prazos podem variar de acordo com os números de mentores da rede e de empreendedores selecionados, bem como depende do que cada mentor pode oferecer e do que cada empreendedor precisa. Conheça o cronograma clicando aqui.

O mentor é remunerado?

Todos os mentores do InovAtiva são voluntários, não há qualquer tipo de remuneração dos mentores por parte do programa. Hoje contamos com mais de 700 mentores voluntários.

Como me torno um mentor InovAtiva?

Para fazer a sua inscrição, clique no botão abaixo para acessar o formulário. Esse formulário é uma primeira avaliação do seu perfil, caso seu perfil seja pré-aprovado, nossa equipe convidá-lo para se inscrever na Plataforma de Mentoria InovAtiva Brasil e fazer uma entrevista de seleção.

Clique aqui e inscreva-se como Mentor InovAtiva

Quer saber mais sobre mentorias?

Veja os vídeos abaixo e aprenda mais
“Aprendemos com as Startups a ver os problemas por outro ângulo que o mundo corporativo, em geral, nos cerceia - tudo é possível, rápido, simples e pode ser apaixonante - e isto provoca reflexões dentro das nossas organizações.”
Ítalo FlammiaMentor
Diretor de Tecnologia da Informação, Porto Seguro
“[...] a mentoria atende a um propósito de vida, que é o de poder compartilhar meu conhecimento com pessoas que realmente precisam dele e que o utilizarão para desenvolver produtos e/ou soluções inovadoras [...]”
Patrick TeyssonneyreMentor
Diretor Global de Inovação e Tecnologia, Braskem
“O seu papel enquanto mentor no InovAtiva é uma chance de você multiplicar, de servir de ponte, de você ajudar das mais diversas maneiras possíveis. É um investimento de tempo que é super bem retribuído.”
Íris TébékaMentora
Química Sênior, Dow Chemical Company
“O InovAtiva Brasil é um importante complemento para o ecossistema brasileiro de startups. Já temos diversas aceleradoras privadas, investidores anjo e fundos, mas o governo federal vem para agregar valor, com capacitação e orientação para ajudar essas startups a se prepararem para o mercado de trabalho.”
João Kepler BragaMentor
Investidor, Bossa Nova Investimentos e Investidor Anjo
“O grau de excelência me impressionou. Já participei de um programa semelhante da Universidade de Stanford e vi no InovAtiva a mesma qualidade. O esforço de fazer um bom ecossistema de inovação, a qualidade do ensino, das mentorias. O Programa é um divisor de água na nossa vida como empreendedor, já tivemos grande resultado.”
Mônica HauckEmpreendedora
Diretora Financeira e Estratégica da Solides, Finalista InovAtiva
“[...] O mentor é a melhor pessoa para ajudar quando temos dúvidas do dia a dia de uma empresa que parece ser algo impossível, mas que eles já resolveram algo assim há anos atrás e tem um atalho para nos mostrar. A GeoCrop evoluiu muito com a mentoria e acredito que todas as empresas devam ter mentores experientes para que possam chegar mais rápido aonde esperam chegar.”
Daniel DuftEmpreendedor
Diretor da GeoCrop e Finalista InovAtiva