Modelos de negócios cooperativos (Parte II): Guia Foundr para Modelos de Negócios
Cooperativa de trabalhadores
As cooperativas de trabalhadores são empresas onde todos os proprietários também são trabalhadores da empresa. Isso significa que os colaboradores também devem se organizar para gerenciá-la, ou, pelo menos, eleger quem, entre eles, terá essa tarefa. Como trabalhadores-proprietários (cooperado), cada membro da cooperativa também obtém uma parcela equitativa do lucro anual, além do direito de voto sobre como esse lucro será empregado.
À medida que a cooperativa cresce, outros trabalhadores-proprietários podem ser convidados a participar do empreendimento de diversas formas. Por exemplo, depois de trabalhar como empregado na cooperativa por um período de tempo, uma pessoa pode ser convidada a comprar cotas da empresa e se tornar um cooperado. Em regra, as cooperativas precisam estar abertas para convidar novos membros se um empregado for qualificado.
Como esse modelo de negócio não é aberto a acionistas externos, todos os lucros permanecem dentro da cooperativa, o que pode levar a salários mais altos para os cooperados. Participar de uma cooperativa de trabalhadores significa que você é empregado e empresário simultaneamente. Isso acarreta em mais responsabilidade e requer o desenvolvimento de um novo conjunto de habilidades, ao mesmo tempo que concede mais autonomia e agenciamento.
Este modelo tem sido extremamente bem sucedido em vários setores, como mostram esses o exemplos: New Era Windows, Mondragon Corporations (+ de 70 mil cooperados) e Colab (Cooperativa de web design).
Cooperativa de consumidores
Essas cooperativas são de propriedade de consumidores, em vez de trabalhadores (ainda que ambos os modelos possam ser combinados). Geralmente essas cooperativas de consumo surgem quando é identificada uma necessidade que não é fornecida por uma empresa particular por falta de rentabilidade. Alternativamente, elas também podem ser formadas para fornecer uma necessidade essencial a um custo reduzido. Um bom exemplo, são as cooperativas de alimentos, que podem ser formadas para fornecer mantimentos a um custo reduzido.
Pegando como exemplo essa mesma cooperativa de alimentos, uma cidade inteira pode se reunir de forma a montar uma dessas, que geralmente é sustentada através de contribuições de mensais ou anuais de seus membros. Assim, cada membro da comunidade tem igualdade de participação e de voto na cooperativa.
O dinheiro é usado para cumprir custos de inicialização e de manutenção. A cooperativa tem como objetivo atender às necessidades e desejos de seus proprietários, que, neste caso, são consumidores-proprietários (consumidores cooperativados). Neste exemplo, a comunidade busca reduzir o custo dos alimentos, então, para isso, todas as operações e lucros da empresa serão direcionados para esse fim.
A cooperativa de consumidores também pode atender à fabricação de alguns produtos. No entanto, esse não é um bom modelo de negócio se você está pensando em ficar rico. Mas se estiver interessado em criar uma empresa para atender a uma necessidade ou demanda específica local, é um ótimo modelo para explorar. Veja alguns exemplo Mountain Equipment Corp (MEC), The Wine Society (Sociedade Cooperativa de Consumidores de Vinho Australiano), Credit Unions.
Não perca o próximo post do Guia Foundr para Modelos de Negócios. Nele você vai conhecer tudo sobre os modelos de código aberto, dados e transações.
*Artigo traduzido originalmente da autora Assya Barrette e que pode ser consultado na íntegra aqui.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!