Marketing? O que é? Para que serve?

Um artigo para quem está dando os primeiros passos na jornada de empreender

Comumente ouvimos profissionais e empresários questionando o que é marketing e sua real importância para os negócios. Realmente, apesar de ser uma palavra simples e muito usada, é um pouco difícil de ser explicada. Particularmente, gosto da tradução literal, marketing é o mercado em movimento. Ou seja, são todas as variações do mercado e como iremos atuar frente ao mesmo. Sei que ainda não deve ter ficado muito claro. Vamos nesse artigo tentar explicar de forma mais simples e ressaltar sua importância para o negócio, especialmente para uma “startup”.

Marketing em nossas vidas

Para melhor compreendermos o que é marketing, vamos pensar na roupa que escolhemos para ir numa festa ou um evento. Primeiro você pensa no evento, local, endereço, horário, a temperatura que deve estar, quem estará no local e qual a ocasião. Nesse momento, você está analisando o mercado, suas variáveis e fazendo algumas previsões. Depois você pensará numa pessoa ou grupo de pessoas que normalmente você gostaria de impressionar por algum motivo. Você deseja transmitir uma imagem para essas pessoas. Essa pessoa ou grupo é seu “target”, seu público-alvo, e o motivo é o seu objetivo. Nesse momento, você também pensa que terão outras pessoas no evento e que deseja se destacar perante elas. Agora você está analisando seus concorrentes e traçando estratégias para “vencê-los”. Posteriormente, irá pensar nas suas opções e estratégias, ou seja, na roupa que deseja comprar e onde comprar. Neste momento, também levará em conta a distância da loja e o preço das roupas. Isso equivale a compreender suas forças e seu “budget” (quanto dinheiro tem para investir). Ao concluir todas as etapas você vai para o evento, porém ainda não acabou. Você irá verificar se foi assertivo na escolha. Se sim, repetirá o que fez, mas ficando de olho em possíveis mudanças nas roupas das outras pessoas. Caso não julgue a escolha assertiva, irá pensar em uma nova estratégia. Nesse momento você aplicou as ações e estratégia no mercado e irá acompanhar os resultados, realizando adequações caso necessário.

Marketing nos negócios

Pensando no exemplo acima, adiantaria ter uma bela roupa no armário? Essa roupa no armário alcançaria o objetivo proposto de impressionar um grupo ou de “vender” uma imagem? Claro que não. Sendo assim, o marketing é importante para fazer com que o seu produto ou serviço alcance seus objetivos num mercado que está constantemente em movimento. Assim como nesse exemplo da festa, precisamos do marketing e da área comercial para vendermos os nossos produtos ou serviços.

Sendo você uma pessoa de negócios ou um empresário, pense sempre em ter na sua equipe uma pessoa ou departamento comercial, englobando marketing e vendas. O seu sucesso pode depender disso, pois as pessoas precisam conhecer o seu negócio, para vender mais e melhor o seu produto ou serviço.



Sobre o Autor: Nicholas Dannias
Gerente de Produtos Sênior no Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., Bacharel em Economia pela FAAP e possui MBA Executivo Internacional pela EADA Business School e ESPM. Acumula vivência em Consultoria e Agência de Publicidade. Com 12 anos de atuação no segmento farmacêutico, acumulando experiência em diversas áreas, tais como: Eventos, Inteligência de Mercado, Produtividade, Comercial, Treinamento e Desenvolvimento, Propagandista, Vendedor, Assistente de Marketing e Gerente de Produtos. Atua como Mentor da Inovativa Brasil.
Compartilhar