Os Quatro Papéis de um Mentor de Negócios e de Startups

Entenda como são as relações de mentorias na visão de dois mentores

Por Carlos Eduardo de Araújo Nogueira e Paulo Ricardo Oliveira da Costa Salgueiro

Embora o assunto “mentoria” esteja cada vez mais popular nos ecossistemas nacionais, ainda há dúvidas quanto ao papel do mentor de negócios e de startups. Isso se deve ao fato de ainda haver diversos conceitos em circulação na mídia e no discurso de profissionais que atuam com mentoria, principalmente no Brasil.

Gostaria de partir da premissa de que qualquer pessoa com alguma experiência pode ser um mentor. Relembro o artigo recentemente publicado no blog do Programa InovAtiva Brasil, “O Mentor Certo para o seu Problema”, que fala dos diversos perfis de mentores que um empreendedor pode procurar para ajudar a resolver seu problema. A perspectiva da mentoria é sempre o mais experiente orientar o caminhar do menos experiente. E isso pode simplesmente acontecer do mais velho para o mais novo, como também do mais novo para o mais velho, como acontece hoje no mundo dos games. Entretanto, neste artigo nós falamos da mentoria de negócios, ou seja, do mais velho, do mais experiente, do mais maduro colaborar com os iniciantes.

O Mentor de Negócios e de Startups é um profissional que acompanha todo ou uma parte do ciclo de vida de uma startup, um projeto ou negócio, apoiando o seu desenvolvimento, seja ele nascente ou em estágio avançado, com experiência, conhecimento e abrindo portas com sua rede de relacionamento. Atua em toda a esfera empresarial, da base ao topo da pirâmide, inclusive em empreendimentos/negócios sociais, de acordo com suas expertises, habilidades e o alcance de suas conexões e networking.

O Mentor de Negócios e de Startups é o profissional mais experiente que se dispõe a colaborar, do aspirante ao empresário, em uma espiral de desenvolvimento ou estágio organizacional. Ele exerce esses papéis de acordo com o grau de maturidade do mentorando e de acordo com as circunstâncias da mentoria em si.

Nesta perspectiva, abaixo, abordamos os quatro papéis fundamentais que cada mentor de negócios e de startups poderá lançar mão para cumprir sua missão, dadas as circunstâncias de cada mentoria:

• Mentor familiar – cujo papel é fundamentalmente transferir os valores culturais e o respeito, para que o novo ente social possa crescer de maneira saudável, se desenvolver e se relacionar dentro das regras de convivência e sociabilidade. Na mentoria de negócios e de startups poucos aceitam cumprir esse papel, principalmente em relação ao fator cultural. No entanto, é justamente o fator cultural que permite a mudança de paradigmas de dentro para fora. Não há verdadeira disrupção na cultura se isto for feito de fora para dentro.

• Mentor educacional – cujo principal papel é transferir para os aprendizes os valores de contexto e hierarquia. Contexto é o sentido das coisas, a inter-relação que há entre tudo o que existe, relacionado ou não a uma atividade profissional. Hierarquia é o reconhecimento de que tudo o que existe respeita uma cadeia de poder, de forma e de ascensão, das plantas mais simples às mais robustas, dos animais mais elementares aos reis da selva, dos mares e dos seres humanos. Na mentoria de negócios e de startups o fator educacional volta e meia precisa ser lançado, principalmente quando um mentorando não dispõe de subsídios conceituais e práticos para entender o problema para o qual busca oferecer solução ou mesmo para solucionar o seu próprio problema. Este tipo de mentor tem papel crucial no ecossistema por promover a busca, a geração e multiplicação de conhecimento.

Assim, em dado momento de uma mentoria, pode o mentor decidir dar uma aula sobre determinado conteúdo se ele percebe que essa carência pode afetar significativamente, e a curto prazo, a startup ou empresa.

• Mentor organizacional – esse papel só pode ser exercido por mentores de negócios e de startups que tenham tido passagem por organizações empresariais, instituições sociais ou organizações de Estado na qualidade de altos executivos. O papel do mentor organizacional para com seus trainees e/ou mentorandos é exercitar a visão e a autogestão, habilidades que os preparam para o desafio de tocar uma empresa.

• Mentor de negócios – seu papel básico é o de inspirar os aspirantes e os empreendedores, motivando-os com seus próprios exemplos de vida a ingressar no desafio e no risco de tornar seus sonhos realidade. Além disso, o mentor de negócios e de startups que seja um empresário (pequeno, médio ou grande) também ajuda o empreendedor a compreender as dificuldades do processo, como lidar com a política, os sindicatos, entender a conjuntura e outros fatores que poucos tocam durante uma sessão de mentoria. Esse papel é fundamental para os empreendedores validarem suas ideias e negócios devido à grande experiência acumulada ao longo de anos em jornadas de sucessos e fracassos e também pela própria capacidade e visão de um mentor mais maduro.

Na Mentoria de Negócios e de Startups do InovAtiva Brasil já há uma lógica que favorece aos empreendedores, quando um mentor é designado para atender determinada startup. O matching já é pensado e realizado para que a sinergia entre um tipo de mentor e um tipo empreendedor/negócio viabilize a melhor interação, e que isso facilite o trabalho de validação do projeto de negócio.

Reconhecer esses papéis e empregá-los – no momento certo e para finalidade para a qual ele possa ser útil – é a diferença entre um bate papo sobre um projeto/modelo de negócio ou uma mentoria de negócio efetiva, e que leva a um bom termo para as partes.



Sobre o Autor: Eduardo Nogueira
Profissional de Marketing e atual presidente da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios – ABMEN, Head de Pré-Aceleração da Sai do Papel e mentor InovAtiva desde 2017.1. https://www.linkedin.com/in/eduardo-nogueira-innasa/


Sobre o Autor: Paulo Salgueiro
Profissional Sênior em Processos, Gestão do Conhecimento e Inovação, Mentor de Negócios desde 2014, co-fundador da ABMEN e Diretor da INNASA RIO Incubadora https://www.linkedin.com/in/paulo-salgueiro-6b4169/
Compartilhar