Sugestões Contato
Olá, Visitante

InovAtiva

Formulário de pesquisa

Sobre o Curso

  • Modelagem Financeira

    Aprenda a modelar financeiramente sua empresa para interação com investidores. Você aprenderá a estimar receitas, custos e investimentos, projetar o fluxo de caixa e estimar o valor de mercado de sua empresa


  • Período do curso

    Inicia em 01 de março de 2019

    Termina em 30 de dezembro de 2019



O que você vai aprender neste curso?

Uma vez definida a proposta de valor, é essencial transformá-la em números. Muitas vezes, a proposta de valor parece muito boa, mas não consegue gerar uma receita que cubra os custos de estruturação e operação do negócio. Por isso, você precisa elaborar a modelagem financeira de sua startup, demonstrando, quantitativamente, que seu negócio irá gerar lucro para os sócios e potenciais investidores, ou seja, que sua empresa terá uma boa saúde financeira.

Em geral, os empreendedores são muito otimistas com relação à capacidade da empresa em gerar lucros. Mas, qualquer investidor reconhece quando a modelagem financeira está frágil. Para isso, você deve utilizar técnicas que possibilitem a correta precificação do produto ou serviço e a identificação e gestão dos itens de custos necessários para a estruturação e a operação de seu negócio.

 Neste curso você irá aprender:

 - Precificação: metodologias básicas utilizadas pelas empresas para definir o preço de seus produtos e serviços.

 - Precificação inovadora: mais do que calcular os custos de produção, empresas inovadoras têm utilizado novas metodologias para definir o preço de seus produtos e serviços como forma de ampliar receitas e margens.

 - Custos Pré-operacionais: a proposta de valor pode ser muito boa, mas é preciso saber quais são os investimentos necessários para a viabilizar o negócio, em termos de equipamentos, pessoas, tecnologia, etc.

 - Fluxo de caixa: um dos desafios de uma startup é investir corretamente os recursos (captados ou gerados) para o desenvolvimento bem-sucedido do negócio. O fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia no controle financeiro do negócio, possibilitando acompanhar toda a movimentação financeira em termos de entradas e saídas de dinheiro no caixa.

 - Valuation: na interação com investidores é essencial que você saiba quanto vale sua empresa. Para isso, iremos apresentar técnicas para a definição do valor de uma startup.

 - Cases reais: entrevistamos quem já passou por tudo que você está passando agora. Esses empreendedores tiveram os mesmos desafios que você está enfrentando agora para elaborar a modelagem financeira e conseguiram ter sucesso.

 

Para quem é esse curso?

PARA TODOS. Se a sua empresa ainda não existe, os conteúdos desse curso mostra os elementos centrais que você precisa levar em consideração para ter um negócio bem-sucedido. Se a sua empresa já existe, é importante revisar os elementos da modelagem financeira e de valuation para identificar oportunidades para a aceleração de seu negócio.

 

 Quem ensina?

 Luiz Caselli: sócio da McKinsey & Co. e especialistas em finanças corporativas, gestão de investimento, gestão de risco e private equity.

Pedro Waengetner: CEO da ACE (goace.vc)

  Cases:

  - Cláudio Grando - Audaces: www.audaces.com/br

  - Iomani Engelmann - Pixeon: www.pixeon.com.br

 

 Como é a metodologia?

Vídeos curtos, acessíveis pelo celular e que se encaixam na sua rotina apertada. Nos vídeos é passada uma visão geral dos assuntos, com as informações básicas e indispensáveis. Junto aos vídeos, colocamos materiais complementares para você se aprofundar naquilo que julgar importante.

Damos a você as ferramentas e lançamos desafios práticos. No entanto, se você não aplicar o conhecimento, não vai aprender.

Colaborar, colaborar, colaborar: Na plataforma do InovAtiva você é o aluno e o professor, todas as atividades práticas são feitas para voltarem para a plataforma e receberem feedback da própria comunidade. Ajude as outras pessoas e você será ajudado, você pode fazer perguntas no fórum, indicar novos materiais e mandar mensagens privadas para outros empreendedores. A equipe do InovAtiva também fica por aqui, CONECTE-SE.

 Ao final do curso, você estará preparado para começar a vender de forma mais agressiva e começar a sentir segurança para decolar a empresa. Se quiser receber um certificado do curso é preciso assistir todas as aulas, submeter as tarefas no prazo e realizar ao menos 1 feedback para outro aluno.