Powered by InovAtiva

Saiba como replicar a metodologia do InovAtiva

O InovAtiva proporciona, por meio do Powered by InovAtiva, guias metodológicos, sistemas e orientações para que instituições de atuação regionalizada possam desenvolver programas de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador.

O primeiro projeto que receberá o apoio metodológico do InovAtiva será o Ideiaz Powered by InovAtiva, voltado para projetos e pequenos negócios inovadores em estágio de inovação ideação. Confira abaixo mais informações sobre o programa.

Ideiaz Powered by InovAtiva

Saiba mais sobre o Ideiaz Powered by InovAtiva

O que é o Powered By InovAtiva?

O InovAtiva proporciona, por meio da marca Powered by InovAtiva, guias metodológicos, sistemas e orientações com o objetivo de apoiar a implementação e execução de programas de aceleração de empreendedores(as) em nível subnacional a serem executados por entes públicos estaduais, distritais e municipais, organizações da sociedade civil ou outras instituições sem fins lucrativos.

O que é o Ideiaz Powered by InovAtiva?

O Programa Ideiaz Powered by InovAtiva tem a finalidade de atender em escala e com abrangência nacional ideias e projetos de pequenos negócios inovadores através da conexão gratuita com incubadoras e aceleradoras existentes em todas as regiões do país.

Ideias ou projetos de negócio inovadores que estejam ainda em fase de ideação ou criação, ou seja, cujo modelo de negócio ainda não esteja consolidado e ainda não necessariamente existam clientes utilizando seu produto ou serviço, podem se inscrever neste Programa.

Não serão aceitos projetos em estágios de validação, operação ou tração. Estes podem se beneficiar de outras linhas de ação do InovAtiva Brasil – saiba mais em www.inovativabrasil.com.br

Quem são os realizadores do programa Ideiaz Powered by InovAtiva?

Secretaria Especial de Emprego, Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Além do Ideiaz, serão lançados outros programas com o selo Powered by?

Sim, até o final do ano, serão lançados outras iniciativas “Powered by InovAtiva”.

Quais atividades serão desenvolvidas no Ideiaz Powered by InovAtiva?

Serão realizadas atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora. O ciclo de atendimento é de dez semanas e, ao final deste período, os projetos devem apresentar entregas obrigatórias como protótipo, modelo de negócios validado e apresentação de pitch de venda. A meta é impactar 1.000 projetos neste primeiro ano de produto.

Como as atividades serão realizadas?

Cada incubadora/aceleradora possui o seu plano de atendimento para essas dez semanas, compreendendo as atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora. O plano será apresentado aos empreendimentos na ação de boas-vindas promovida pela incubadora/aceleradora. Estas ações irão ajudar os empreendedores do projeto a desenvolver o seu modelo de negócio, o seu protótipo, validar com clientes potenciais e criar seu pitch de venda

Qual é o perfil das startups que podem participar?

Ideias ou projetos de negócio inovadores que estejam ainda em fase de ideação ou criação, ou seja, cujo modelo de negócio ainda não esteja consolidado e ainda não necessariamente existam clientes utilizando seu produto ou serviço, podem se inscrever neste Programa. 

Não serão aceitos projetos em estágios de validação, operação ou tração. Estes podem se beneficiar de outras linhas de ação do InovAtiva Brasil – saiba mais em www.inovativabrasil.com.br.

É preciso ter CNPJ para participar do Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil?

Não é necessário ter CNPJ para participar do Ideiaz Powered by InovAtiva.

Quais as qualificações mínimas exigidas para a pessoa de TI que desenvolverá a solução?

A pessoa da equipe pode ter formação técnica ou superior, completa ou não. Ou, ainda, cursos relacionados à TI. O importante é que tenha conhecimento na tecnologia que está sendo utilizada para a solução. Os cursos e experiências devem ser relatados no currículo simplificado.

Sobre as 20h semanais de trabalho da equipe, como poderão ser distribuídas essas horas, tendo em vista que os proponentes trabalham em horário comercial? Há a possibilidade de dedicação no horário noturno dessas horas?

A jornada de trabalho é conjunta, da equipe. Embora possam ser consideradas horas noturnas, é importante atentar que algumas atividades poderão ser realizadas em horário comercial. Por exemplo: algumas capacitações promovidas pela incubadora/aceleradora, horários de mentoria, horários para validação do modelo de negócios e protótipo junto ao cliente etc. É importante considerar estas questões na distribuição de atividades e dedicação da equipe.

Sobre ter ao menos uma pessoa com qualificação na área de atuação do negócio, se o projeto é de desenvolvimento de app para um segmento específico, o membro com as qualificações mínimas deve ser no segmento ou na área de tecnologia?

Em ambos, a equipe precisa ser composta por pessoas que tenham conhecimento para o desenvolvimento tecnológico do app, como também possuir conhecimento ou experiência no segmento específico para a construção do modelo de negócio e entendimento do mercado de atuação.

Para demonstrar as qualificações mínimas, é necessário possuir certificação ou a experiência já é suficiente?

Não precisa ter certificações, a experiência é suficiente e deve ser relatada no campo do currículo simplificado.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco

inovativa@inovativabrasil.com.br