Inscrições abertas para o programa Ideiaz Powered by InovAtiva

Saiba mais abaixo!

O InovAtiva proporciona, por meio do Powered by InovAtiva, apoio metodológico para que instituições de atuação regionalizada possam desenvolver programas de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador.

O primeiro projeto a receber o apoio do InovAtiva é o Ideiaz Powered by InovAtiva, voltado para projetos e pequenos negócios inovadores em estágio de ideação. Confira abaixo mais informações sobre o programa.

IDEIAZ POWERED BY INOVATIVA

Realizado pela Anprotec, o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o Ideiaz Powered by InovAtiva visa atender em escala e com abrangência nacional ideias e projetos de negócios inovadores a partir da conexão gratuita com incubadoras e aceleradoras de todas as regiões do país.

A primeira edição de 2021 aconteceu em fevereiro e contou com a participação de 153 projetos. Agora, será iniciada a 2ª Chamada pública de projetos inovadores, com inscrições de 29/07 a 23/08. Desta vez, até 450 projetos serão selecionados.

Assista ao webinar de apresentação do Ideiaz Powered by InovAtiva realizado no início de 2021!

Inscrições Abertas – Ideiaz Powered by InovAtiva

Até 23/08

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA

O que é o Powered By InovAtiva?

O InovAtiva proporciona, por meio da marca Powered by InovAtiva, guias metodológicos, sistemas e orientações com o objetivo de apoiar a implementação e execução de programas de aceleração de empreendedores(as) em nível subnacional a serem executados por entes públicos estaduais, distritais e municipais, organizações da sociedade civil ou outras instituições sem fins lucrativos.

O primeiro programa a receber o apoio do InovAtiva é o Ideiaz Powered by InovAtiva, voltado para projetos e pequenos negócios inovadores em estágio de ideação. Confira abaixo mais informações sobre o programa.

O que é o Ideiaz Powered by InovAtiva?

O Programa Ideiaz Powered by InovAtiva tem a finalidade de atender em escala e com abrangência nacional ideias e projetos de pequenos negócios inovadores através da conexão gratuita com incubadoras e aceleradoras existentes em todas as regiões do país.

Ideias ou projetos de negócio inovadores que estejam ainda em fase de ideação ou criação, ou seja, cujo modelo de negócio ainda não esteja consolidado e ainda não necessariamente existam clientes utilizando seu produto ou serviço, podem se inscrever neste Programa.

Não serão aceitos projetos em estágios de validação, operação ou tração. Estes podem se beneficiar de outras linhas de ação do InovAtiva Brasil – saiba mais em www.inovativabrasil.com.br.

Quem são os realizadores do programa Ideiaz Powered by InovAtiva?

Secretaria Especial de Emprego, Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Quais atividades serão desenvolvidas no Ideiaz Powered by InovAtiva?

O ciclo de atendimento é de dez semanas e, ao final deste período, os projetos devem apresentar três entregas obrigatórias: modelo de negócios validado, protótipo validado e um pitch de venda. A meta é impactar 1.000 projetos neste primeiro ano de produto.

O que é o protótipo a ser desenvolvido?

O protótipo é um modelo preliminar de um produto ou serviço, que razoavelmente represente a solução real e que possa servir como uma prova de conceito para potenciais clientes, de modo que possa ajudar os clientes a visualizar a solução e validar se de fato ela irá resolver o problema deles.
Um protótipo representa o mínimo da solução pretendida e visa reduzir o desperdício, além de facilitar o processo de validação do modelo de negócio pela captura da reação do potencial cliente ao ter contato com o protótipo. Protótipo pode ser um vídeo, um teaser, rascunhos das telas ou até mesmo a realização manual de um serviço pretendido, de modo que o experimento possa ser realizado e testado. Os feedbacks recebidos nesse contato com potenciais clientes contribuem para identificar os requisitos para o produto mínimo viável e para validar o modelo de negócio proposto.

Como as atividades serão realizadas? Quais são os benefícios oferecidos pelo programa?

Cada incubadora/aceleradora possui o seu plano de atendimento para essas dez semanas, compreendendo as atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora. O plano será apresentado aos empreendimentos na ação de boas-vindas promovida pela incubadora/aceleradora. Estas ações irão ajudar os empreendedores do projeto a desenvolver o seu modelo de negócio, o seu protótipo, validar com clientes potenciais e criar seu pitch de venda. 

Qual é o perfil das startups que podem participar?

Ideias ou projetos de negócio inovadores que estejam ainda em fase de ideação ou criação, ou seja, cujo modelo de negócio ainda não esteja consolidado e ainda não necessariamente existam clientes utilizando seu produto ou serviço, podem se inscrever neste Programa.

Não serão aceitos projetos em estágios de validação, operação ou tração. Estes podem se beneficiar de outras linhas de ação do InovAtiva Brasil.

É preciso ter CNPJ para participar do Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil?

Não é necessário ter CNPJ para participar do Ideiaz Powered by InovAtiva.

Uma startup que já participou de algum programa do InovAtiva poderá participar do Ideiaz?

A startup não, porque o InovAtiva atende startups que não estão em estágio inicial. Mas os empreendedores, caso tenham um novo projeto/ideia que esteja em estágio inicial, podem sim participar do Ideiaz!

Existem custos para participar do programa?

O programa é gratuito e 100% online.

É necessário algum tipo de certificado que comprove a experiência na área de negócios dos participantes?

Não precisa ter certificações, a declaração sobre a experiência no currículo simplificado é suficiente. O importante é que a equipe  tenha condições de desenvolver o produto ou serviço proposto.

É necessário ter pelo menos duas pessoas na equipe?

Sim, é obrigatório. Então, se você ainda está sozinho, corre que ainda dá tempo de trazer alguém para entrar com você nesta empreitada! Ideias e projetos com apenas um membro serão desclassificados.

É necessário ter uma pessoa da equipe com dedicação integral ao programa?

Não. A jornada de trabalho é conjunta, da equipe. Durante as dez semanas do Ideiaz, é importante programar a dedicação de jornadas de no mínimo 20h semanais de trabalho da equipe (a dedicação corresponde ao somatório de horas dedicadas pelos membros da equipe). 

É importante atentar que algumas atividades poderão ser realizadas em horário comercial. Por exemplo: algumas capacitações promovidas pela incubadora/aceleradora, horários de mentoria, horários para validação do modelo de negócios e protótipo junto ao cliente etc. É importante considerar estas questões na distribuição de atividades e dedicação da equipe.

No formulário, o que seriam as tecnologias associadas ao produto ou serviço?

São as tecnologias utilizadas na solução que você está propondo, ou seja, as que têm relação com o desenvolvimento e disponibilização do produto ou serviço. Por exemplo, plataformas que serão usadas, equipamentos que podem ser usados, se é IoT, realidade virtual, realidade aumentada, bancos de dados etc.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco

inovativa@inovativabrasil.com.br