Minha startup precisa de mentoria agora? Conselhos para empresas B2B
O caminho trilhado por um empreendedor é repleto de percalços. Claro, sucesso também faz parte de toda a trajetória. Porém, você já imaginou se no meio dessa história houvesse um guia que pudesse aconselhar sobre quais as estradas são melhores ou quais são as opções para vencer as barreiras? Sim, isso é possível. O papel do mentor é exatamente este, avaliar possibilidades e, de acordo com a experiência, apontar para novas perspectivas. Ele não irá resolver todos os seus problemas, mas poderá ser um grande aliado na hora de pensar fora da caixa. Porém, será que a sua startup precisa de mentoria agora?
A resposta é sim. Em todo o processo de construção e desenvolvimento de uma empresa é comum encontrar pessoas com quem os empreendedores acabam formando uma parceria de confiança. São os influenciadores de decisões. A mentoria oferecida por eles, mesmo que informalmente, pode se ajustar de acordo com a experiência de cada um e a fase de maturidade que a empresa se encontra. Por isso, a credibilidade é fundamental. Não basta qualquer mentor, ele precisa ser apto para entender o seu negócio.
Não basta também apenas entender, é preciso avaliar honestamente, doa a quem doer. Num primeiro momento, o impacto de um crítica negativa sobre um processo que você vem construindo há um longo tempo pode ser devastador. Contudo, orgulho e pensamento fechado não combinam com o sucesso. Acredite, em breve você poderá agradecer ao seu mentor pelas palavras honestas, até mesmo as mais duras, sobre situações em que ninguém mais teve coragem, ou até mesmo conhecimento, para opinar.
A mentoria pode ser encarada como uma placa de avisos “já fiz isso e não deu certo”. Porém, para aproveitar todo o potencial de um mentor é preciso estar atento também aos seus questionamentos e provocações. Muitas vezes ali está a oportunidade que o empreendedor tanto procura. Além disso, fica mais fácil de obter informações importantes sobre o mercado e as novidades do segmento. É uma relação com vantagens para ambos os lados. Afinal, com a troca de conhecimentos, todos aprendem e inovam.
Confira duas dicas que irão otimizar a sua mentoria:
- Compartilhar: é claro que você está interessado em aprender tudo o que for possível. Entretanto, que tal checar o que o seu mentor precisa? Para a troca valer a pena, é preciso compartilhar. Além disso, a partir das novidades que você compartilhar, o mentor estará a par do seu grau de conhecimento e dos interesses e valores que podem ser introduzidos na empresa.
- Organizar: tanto você quanto o mentor possuem agendas lotadas. Por isso, saiba com antecedência qual tempo terá disponível e respeite o horário que disponibilizarem. Nada de atrasos ou encontros improdutivos. Vá sempre preparado, com as dúvidas anotadas. Lembre-se: a iniciativa de organizar os encontros é responsabilidade sua.
O InovAtiva Brasil promove o contato com empreendedor e especialistas do mercado num processo de mentoria individual. Quer saber mais sobre como ter uma boa mentoria? Acesse este link.
Trackbacks & Pingbacks
[…] Redação Online atende no mercado B2B alunos de todo o Brasil, e no mercado B2C, escola, cursos preparatórios, sistemas de ensino e […]
Os comentários estão fechados.