Preparação para Pitch marca o primeiro dia do Bootcamp Final do Inovativa Brasil 2016.2
Apresentar um negócio de forma rápida e clara para atrair a atenção de um investidor pode parecer uma tarefa fácil, mas requer atenção, disposição e muita disciplina. E para se preparar para esse momento, em todas as edições do Bootcamp do programa InovAtiva Brasil, os empreendedores passam por simulações para não errar quando estiverem frente à frente com as bancas.
Neste primeiro dia de mentorias do segundo ciclo do Inovativa Brasil, os startupeiros recebem dicas de como aprimorar a proposta de valor e como ter bom embasamento com os investidores. Estão presentes 121 startups e 111 mentores, de 17 estados. O grande desafio para cada empreendedor é chamar a atenção do investidor no Pitch que será realizado na segunda-feira, 5, no Demoday Inovativa 2016.2.
Após as preparações, os empreendedores vão realizar amanhã, 4, uma simulação para que na segunda os investidores conheçam de fato os projetos. O objetivo é fazer com que os participantes consigam chamar a atenção dos investidores e ao mostrar o quão inovador pode ser o negócio e que tipo de transformação o produto pode trazer.
O Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Vinícius de Souza, salienta que todos devem ficar atentos ao apresentar o que já têm, o que se espera obter e como mensurar os investimentos necessários. “Depois de seis meses de mentoria, as startups ainda terão esses dois dias para se preparar e apresentar seus projetos com maior segurança na segunda-feira, no Pitch do Demoday. Já são 160 executivos e empreendedores confirmados.”
O startupeiro Luciano Castelo, da Bod Out, se prepara para a banca desde que entrou na aceleração. “Participar desse evento foi como se eu estivesse em uma pós-graduação. É coisa de alto nível e muito intensivo”, diz.
Para Marcus Vinicius Bezerra, gerente adjunto da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, hoje é o dia “D”, quando os empreendedores chegam com a cabeça borbulhando querendo o máximo de conhecimento das oficinas e dos mentores. “É um momento para eles se planejarem. Os empreendedores devem manter o foco para chegarem na segunda-feira com mais confiança”, diz.
O evento também traz outras oportunidades para os empreendedores, como networking com outras empresas e mentores, afirma Eliza Coral, coordenadora de Projetos da Fundação Certi. “Esse primeiro dia é extremamente importante porque os empreendedores terão o treinamento necessário para se preparar para o Pitch de segunda-feira”, finaliza.