O setor comercial precisa de tecnologia. Sua empresa está preparada para atendê-lo?
A redução de custos alinhada ao ganho de produtividade é a fórmula buscada pela maioria dos segmentos do mercado. Para alcançar o objetivo, as tecnologias, mais do que nunca, estão sendo utilizadas para a automatização de processos. No setor comercial não é diferente. Em 2010, uma pesquisa realizada pela empresa Bematech, especialista em soluções de tecnologia para o comércio, apurou que apenas 31% dos participantes estavam automatizados. Do restante, dos não-automatizados, 69% tinham intenção de buscar soluções tecnológicas para os próximos anos.
Para entender a nova demanda é preciso partir do conceito do que é a automatização. De forma ampla, automatizar os processos consiste em integrar, de forma autogerenciável, os sistemas de controle. Os comandos que operam os processos, obtêm dados e mensuram os resultados são feitos de forma automática, sem intervenção externa. Isto é, as tarefas que antes eram de responsabilidade do colaborador passam a ser desempenhadas sem o auxílio humano, ganhando em velocidade e precisão. Dessa forma, o setor comercial passa a ter equipes com funções mais estratégicas e de gerenciamento.
Vantagens
Gestão estratégica: sem contar com a intervenção humana para tarefas de rotina, a automatização permite que os colaboradores utilizem as expertises de forma mais estratégica. Dessa maneira, ao invés de se limitarem a um procedimento padrão, cada área poderá contribuir com ações integradas e com planejamento prévio e integrado. A empresa ganha em conhecimento e otimização de processos.
Tempo real: com o uso das novas tecnologias, os gestores conseguem acompanhar em tempo real o desempenho de cada parte do processo. Assim, obtém o controle desde o cadastro inicial até o pós-venda, o que garante uma análise minuciosa e a detecção e correção de falhas. Além disso, é possível contar com relatório gerado a partir de métricas selecionadas anteriormente, o que garante uma visão específica de todo o negócio. A verificação é uma forma de identificar e dar feedbacks construtivos para cada colaborador, baseados em argumentos concretos.
Produtividade: com a diminuição de erros e o acompanhamento instantâneo por parte dos gestores, a consequência, por si só, gera produtividade. Contudo, outra solução auxilia num aumento ainda maior dos ganhos: a integração dos sistemas. Integrar diversas funcionalidades em um único sistema gera tempo útil e resultados padronizados com qualidade. É também uma forma de concentrar dados e permitir análises mais completas e dinâmicas, o que, ao final, resulta em acréscimo de produtividade para o setor comercial.
Com tantas vantagens, a automatização já é mais do que uma tendência, é uma realidade, uma oportunidade para as startups e empreendedores iniciantes concentrarem os esforços. A sua empresa está preparada?
Credito de imagem: geralt/CC