Conheça algumas startups que estão inovando no agronegócio

Esse setor responde por boa parte da economia do país e demanda sempre novas soluções. Veja como as startups estão ajudando o agronegócio a crescer!

Segundo a McKinsey, o agronegócio representa 10% do total de gastos dos consumidores, 40% do emprego em nível mundial e movimenta 5 trilhões de dólares. No Brasil, esses percentuais também são bastante expressivos, em 2016, o setor representou 23% do PIB brasileiro. Em 2017, com um crescimento acumulado de 14,5%, ele já é considerado o grande responsável pela alta do PIB. Contudo, em longo prazo esse crescimento só pode ser mantido com o avanço tecnológico no setor, por isso há uma grande aposta nas startups para impulsionar o agronegócio brasileiro.

O território brasileiro favorece a produção agrícola e pecuária e nosso setor de agronegócio é um dos mais bem-sucedidos do mundo. Apesar de já sermos líderes em vários aspectos, o agronegócio brasileiro ainda carece de inovação e tecnologia. Nos últimos anos algumas startups se dedicaram a produzir inovações para esse segmento. A tecnologia chegou ao campo e vem contribuindo para os resultados positivos da produção agrícola no Brasil. Com uma população mundial crescente e cada vez menos pessoas vivendo no campo, a agricultura não tem outra saída senão utilizar a tecnologia ao seu favor para aumentar a produtividade.

Mecanização da lavoura, aplicação de agricultura de precisão e o uso de dispositivos móveis, drones, GPS, sensores e aplicativos são alguns dos exemplos da evolução que está acontecendo nessa área.

Segundo uma estimativa da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das lavouras brasileiras já usa algum tipo de tecnologia para gestão, cultivo ou colheita. Ou seja, existe e espaço e demanda para inovações nos agronegócios.

Neste texto, mostramos como a tecnologia está presente no campo e quais startups estão fazendo a diferença no setor. Conheça alguns exemplos das startups que passaram pelo InovAtiva.

Agrolavoura.com

Facilita a vida dos produtores rurais prestando serviços de cotação de insumos agrícolas e auxiliando-os a venderem melhor a sua produção agrícola.

Agropixel S.I.

Desenvolvimento de soluções informatizadas para o Agronegócio que incluem agricultura de precisão, fundamentos agronômicos, ferramentas de gestão, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

ALPAGO

Conecta produtores, frigoríficos, corretores e profissionais da área em um só canal. É uma plataforma focada na cadeia produtiva da ovinocultura. Nela os usuários podem publicar suas informações e seus produtos de origem ovina, buscar por compradores ou fornecedores, e solicitar informações adicionais às suas conexões. Com a Alpago é possível encontrar parceiros de negócios em regiões próximas, o que facilita o mapeamento dos produtores pelas indústrias frigoríficas, possibilitando o escoamento de produções fracionadas.

Farmin IOT

O Farmin é uma plataforma completa para gestão pecuária composta por um painel WEB, Aplicativo e Wereable para bovinos. Com modelo de negócio baseado em SaaS a startup coleta automaticamente os dados do rebanho, qualifica as informações e envia para o pecuarista. A Farmin IOT participou da missão Argentina do StartOut Brasil, programa de internacionalização de Startups.

JETBOV

O Jetbov compreende um software em nuvem de gestão que se propõe a integrar a cadeia produtiva da pecuária, agregando eficiência na gestão da produção e saúde animal. O público-alvo para nossa solução são pequenos e médios produtores rurais que trabalham especificamente no segmento de pecuária de corte.Para isso, oferecemos o software no modelo Saas com recursos que permitem controlar o rebanho de maneira fácil e inteligente, com extração de informações e cálculos importantes para tornar a produção mais eficiente. A startup foi acelerada InovAtiva em 2015 e hoje integra o portfólio da ACE.

Nagro

Marketplace de crédito para o agronegócio que conecta empresários e produtores rurais às mais diversas fontes de crédito para o seu negócio.

nextAgro

Acelerada em 2016 a startup facilita a irrigação com pivôs centrais através de uma Estação Meteorológica Inteligente. Os produtores rurais passam a ter acesso, em tempo real, a dados sobre o funcionamento do seu pivô central e dados climáticos. A estação os avisa em caso de cenários meteorológicos propícios a pragas e doenças, além de permitir o acesso ao tempo em sua propriedade e oferecer previsões hiperlocais.

Nucleário

É uma startup que desenvolveu um sistema de plantio para mercado agrícola e florestal. A sua utilização aumenta a eficiência e barateia os projetos de reflorestamento, já que substitui a manutenção pós-plantio das mudas e diminui a utilização de fertilizantes e pesticidas. Seu design multifuncional prevê acúmulo de água da chuva, barreira física para formigas cortadeiras e coroamento contra matocompetição.

PackID

A PackID auxilia empresas de produtos perecíveis a assegurarem a qualidade de suas mercadorias por meio de um monitoramento de temperatura online prático e confiável, garantindo resultados precisos que irão impactar diretamente na satisfação e integridade de seus clientes. A startup foi acelerada InovAtiva em 2017 e vencedora do Sinapse da Inovação.

Plantae – Gestão Agrícola

Software ERP desenvolvido com foco na gestão de propriedades rurais. O Plantae, em conjunto com o Store (gestão de silos/armazéns) e o Plantae Mobile (acesso mobile às informações do Plantae) utiliza de técnicas de BI (Business Inteligence) para garantir uma maior eficiência no que diz respeito à gestão das inúmeras variáveis a que os produtores estão expostos no seu dia-a-dia, transformando isso em informações para melhorar a tomada de decisão em campo.

Sensix

A Sensix é uma startup que fornece serviços de levantamento aéreo e processamento e análise de dados para agricultura utilizando Veículos Aéreos Não Tripulados, também conhecidos como drones. Utilizando sensores multiespectrais para identificar padrões de reflectância nas plantações que representam anomalias específicas, são gerados indicadores precisos que contribuem para a tomada de decisão no manejo da lavoura. Dentre os indicadores, é possível identificar deficiência nutricional, nematóides, ataque de lagartas, ervas daninhas, fungos e falhas no plantio, gerando, em conjunto com técnicas de manejo direcionado, uma economia de insumos de até 30% e aumentando em até 10% a produtividade. A Senxix participou do InovAtiva com o projeto AgroMap, que visa refinar as análises feitas e identificar padrões cada vez mais específicos.

Sumá

Acelerada em 2016 a Sumá é uma plataforma de conexão entre gestores e agricultores familiares para consumo de alimentos locais e rastreáveis pelos mercados institucionais. A startup já conquistou prêmios importantes como Sinapse da Inovação, foi finalista da etapa nacional do Prêmio Santander Universidades, selecionada para aceleração na Artemisia e foi eleita uma das 12 startups destaques do ciclo de aceleração do InovAtiva Brasil.

Você possui uma startup focada no agronegócio? Tem algum projeto inovador para o campo? Inscreva-se para o ciclo de aceleração 2018!

Compartilhar