Empresa acelerada pelo InovAtiva desenvolve repelente de insetos para roupas

Empresa participou do InovAtiva e do StartOut Brasil

Tudo começou em 2008, quando Fernanda Checchinato recebeu do dono da metalúrgica onde trabalhava uma bandana repelente de insetos como presente. Como é muito alérgica a picadas de insetos, a Engenheira Química se interessou por pesquisar o que tinha naquele tecido. “Quando eu achei que eu tinha descoberto o que tinha lá, eu fiz uns experimentos em caráter pessoal, saí da empresa e resolvi montar a Aya Tech”, conta ela.

Focada no conforto, qualidade e bem-estar da sociedade, não medindo esforços para o desenvolvimento sustentável de produtos que não agridam o meio ambiente, em 2010, junto com Daniela Checchinato, sua sócia na época, desenvolveu camisetas repelente de insetos.

A empresa começou a investir forte e de forma contínua em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras que atendam a necessidade de diversos segmentos. Entretanto, as empreendedoras desejavam fabricar a tecnologia que iria na roupa e não fazer a confecção da mesma.

Com isso, associado a demanda do mercado por outras peças, como meias, macacão, roupa de bebê e lençol, Fernanda iniciou o desenvolvimento de galão para aplicar na máquina de lavar roupa e, em seguida, um spray aerossol para ser aplicado sobre a vestimenta.

Infelizmente, como o retorno financeiro vem com a maturidade da empresa, Daniela acabou desistindo e a empresa ficou inteiramente nas mãos da idealizadora dos produtos.

Buscando internacionalização, a jundiaiense se inscreveu para o StartOut Brasil ciclo Paris e foi contemplada. Durante sua imersão na capital francesa, conheceu outras startups que estavam no InovAtiva e descobriu o programa. “Eu acho que deveria ter participado antes do InovAtiva Brasil, pois este te dá muito embasamento teórico e preparação para quando a empresa está muito crua e não tem nada. Aí você fica apto a participar de outros programas. Porém fiz o contrário, cheguei ao StartOut Paris sem saber o que era pitch”, comenta a empreendedora. Por esse motivo, antes de se inscrever para o ciclo Miami, Fernanda decidiu inscrever a Aya Tech no InovAtiva Brasil 2018.1, no qual a startup foi escolhida como uma das 12 destaques da edição.

Hoje, com oito anos de mercado, a empresa já fornece produtos para a Decathlon e é fornecedora exclusiva da 5àSec.

Compartilhar