Startups aceleram aprendizado e garantem conexão com o mercado no Demoday InovAtiva

Evento final do programa de aceleração reuniu quase 120 investidores e executivos para assistir os pitchs Muitos sotaques, diversos projetos e objetivos claros: ter sua empresa escolhida para receber investimento ou conquistar um grande cliente para o negócio decolar. Nesse clima, 115 startups participaram, desde sábado, do bootcamp final do primeiro ciclo 2016 do Programa […]

Evento final do programa de aceleração reuniu quase 120 investidores e executivos para assistir os pitchs

Muitos sotaques, diversos projetos e objetivos claros: ter sua empresa escolhida para receber investimento ou conquistar um grande cliente para o negócio decolar. Nesse clima, 115 startups participaram, desde sábado, do bootcamp final do primeiro ciclo 2016 do Programa InovAtiva Brasil. Foram três dias de intenso aprendizado em mentorias, dinâmicas, oficinas e, principalmente, de muita conexão e troca de ideias, não só com possíveis investidores como também entre as próprias participantes.

O resultado é que mesmo quem ainda não conseguiu investimentos concluiu o programa repleto de muita bagagem para levar para casa, ou melhor, para a sua startup. “O InovAtiva contribuiu muito para abrir portas a parcerias e para aprendermos a vender melhor nosso produto. O bootcamp foi fundamental para fazer conexões”, destaca Leandro Reinaux, que participou do evento com Renato Cruz. Eles são sócios da Even3, de Recife (PE), plataforma para gerenciamento de eventos técnico-científicos.

Assim como a Even3, a EasyCrédito, de Goiânia, está inscrita no Edital Sebrae de Inovação, aberto até o próximo dia 23. Marcos Túlio Ramos, um dos cinco sócios da startup goiana, pretende investir no desenvolvimento tecnológico da ferramenta, que conecta aspirantes a crédito com empresas que o concedem, como grandes magazines, de modo que antes de efetuar a compra o consumidor já saiba se terá seu cadastro aprovado. Ele elogia a qualidade do programa, com cursos e mentorias de alto nível oferecidos sem custo. “O InovAtiva foi uma surpresa positiva, tivemos acesso a conteúdos que ajudam muito a empresa no dia a dia”, comenta ele.

Célio Cabral, gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, avalia que o bootcamp coroa o papel da instituição, que “entrou de cabeça” no InovAtiva Brasil. Para Cabral, a parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) é uma das principais  estabelecidas nos últimos anos e enriquece o trabalho do Sebrae. “A metodologia de mentorias usada pelo InovAtiva muda paradigmas. Queremos aumentar e fortalecer o programa, para que se torne perene”, afirma o gerente.

O crescimento do InovAtiva, a qualidade dos participantes e o sucesso do bootcamp, com a maior banca de sua história, foram comemorados por  Marcos Vinícius de Souza, secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC. Ao todo, 117 investidores compareceram para conhecer o que as participantes tinham para mostrar. “O engajamento dos mentores, que trabalham de forma voluntária, foi incrível. O InovAtiva faz uma ponte entre grandes empresas e startups que é positiva para todos”, completa ele.

O mentor Luiz Candreva confirma que, além de orientar o desenvolvimento de empresas iniciantes, aprende com elas. “Em alguns casos, cruzo experiências e até levo soluções para a minha própria empresa”, revela ele, que está em seu terceiro ciclo no InovAtiva e é fundador da ezPark, agência de marketing digital.

Compartilhar