Startups InovAtiva conquistaram colocações importantes no Programa FedEx
Foi divulgado na última semana, os vencedores da segunda edição do programa FedEx para pequenas empresas, realizado pela maior empresa de transporte expresso no mundo. E entre as selecionadas, estão a Estante Mágica, uma plataforma focada em projetos pedagógicos para escolas e a empresa Ecotag, que trabalha na produção de lacres feitos para ajudar na proteção de produtos contra a pirataria de marcas. As duas startups, que já foram aceleradas pelo InovAtiva Brasil, obtiveram ótimo desempenho ocupando a primeira e segunda colocação. As empresas receberam uma premiação em dinheiro e materiais de capacitação.
A primeira colocada foi a Estante Mágica. Para Pedro Concy, CEO da empresa, passar pelo programa FedEx foi desafiador, pois foi a primeira vez que participou de uma seleção que envolvesse o voto popular. “Isso gerou um grande movimento de todos nossa equipe. Todo mundo votou, pediu para amigos, amigos dos amigos e familiares votarem, foi bonito e comovente de ver essa corrente e união dentro da Estante Mágica. Nunca participamos de algo assim. Isso só fortaleceu um dos valores mais importantes pra gente, que é a família” comenta.
Além disso, Concy revela que um dos momentos mais importantes foi o de elaboração do Pitch. “Após a nossa seleção entre os 15 finalistas, outro ponto muito legal e de nervosismo, foi a dica da Endeavor sobre o pitch perfeito. Tínhamos um grande desafio: falar da nossa trajetória em apenas um minuto. Conseguimos! Ficamos muito felizes com o resultado do Programa FedEx e agora estamos ansiosos para os ensinamentos e aprendizados que estão por vir com a premiação e mentoria”.
Para Junior Souza, CEO da Ecotag, segunda colocada no programa, o FedEx foi um forte incentivador para internacionalização da empresa. “Participar do projeto foi extremamente importante para entender o mercado no exterior. Migrar para o internacional já era nossa meta para 2017 e agora estamos em processo de abertura de mercado no Mercosul e nos Estados Unidos”, comenta Souza.
Os lacres de autenticidade são produzidos por uma máquina chinesa e é a única no Brasil. Souza destaca que a participação no programa InovAtiva Brasil, no ciclo 2016.2, serviu como uma preparação para encarar as novas oportunidades que a startup vem conquistando. “O InovAtiva Brasil foi uma máquina de ensinamentos. Tivemos uma visão ampla de negócio e gestão de mercado. Poder colocar em prática no FedEx nos recorda do quanto a experiência valeu a pena’’, finaliza Junior Souza.